Women in Tech Cabo Verde lançada oficialmente na Praia com perspectiva de desconstruir estereótipos de género nas TIC
O primeiro “capítulo” da Women in Tech Cabo Verde arrancou nesta quarta-feira, 24, nas instalações da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), campus do Palmarejo Grande, com uma Masterclass que contou a com a presença de alunos da Escola Secundária de Salineiro e estudantes universitários da área de Engenharia Informática da UniCV.
“Para este primeiro evento temos previstos três atividades incluídas numa Masterclass, que são formações intensivas com temas específicos como a gestão de projetos na área tecnológica, seções práticas e de aprendizagem da tecnologia e uma seção de partilha de informações sobre Data Analytics and Business Intelligence e Inteligência Artificial”, avançou ao Balai a diretora e embaixadora da organização em Cabo Verde, Mayra Silva.
A Masterclass, que foi dividida em três módulos, contou com a presença de três oradores, entre os quais a representante da Women in Tech Portugal, Carolina Natal, o fundador e CEO da STEM, Júlio Delgado, e a gestora do programa Women in Tech, Cláudia Silva.
“Este lançamento oficial é um celebrar de várias atividades que foram feitas desde o mês de março do ano passado e estamos expectantes de que mais pessoas conheçam o trabalho da Women in Tech em Cabo Verde e no mundo. Desta forma outras iniciativas podem ser transportadas para o país e atrair mais parceiros e apoiantes, porque o trabalho de uma ONG só é possível quando toda a comunidade se une ”, realça Cláudia Silva ao defender a implementação destas iniciativas a partir das comunidades educativas com o intuito de “desconstruir os estereótipos de género entre as várias profissões, em específico, as das áreas técnicas”.
Para contrastar com a forte presença masculina na sala, por parte dos alunos do curso de Engenharia Informática da Uni-CV, a presença feminina fez-se sentir com a participação de algumas alunas da Escola Secundária de Salineiro, parte do concelho de Ribeira Grande de Santiago.
“O convite ao liceu foi uma escolha propositada, dado que é uma instituição de ensino que queremos aproximar com o intuito de trazer toda a comunidade e outras também dispersas para perto da nossa organização”, explicou Mayra Silva.
Para a estudante do 11.º ano da área de Ciências e Tecnologia, Ana Borges, a iniciativa serviu de incentivo para as colegas que pretendem seguir os estudos na área tecnológica, uma vez que, segundo conta, no meio estudantil percebeu algum receio por parte das mesmas, inclusive ela própria, no início.
“Embora pretendo estudar Medicina, tive a oportunidade de experienciar a parte técnica ainda na escola, através das aulas de TIC, mais precisamente a robótica, e pude ver que também tenho potencial nesta vertente tecnológica que, com certeza, também fará parte dos meus trabalhos futuros na medicina”, conta.
As atividades que compõem o evento estendem-se a esta quinta e sexta-feira, 25 e 26, onde o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, presente na cerimónia de abertura do workshop Internacional sobre Robótica e Inteligência Artificial (IA) reforçou a necessidade de haver mais “mulheres nestas áreas por motivos muito óbvios”. “São a maioria da população, conseguem introduzir diversidade, uma diferenciação de abordagens e juntos conseguimos ser mais fortes em todas as áreas de atividade, quer na área política, económica, social e tecnológica”, avançou hoje, dia 25, o PM citado pela agência Inforpress.
Os workshops decorrem no Tech Park Cabo Verde e visam promover a igualdade de género, proporcionar uma imersão nas áreas inovadoras em solo cabo-verdiano e reforçar o compromisso com a capacitação feminina na tecnologia, com destaque para a importância da diversidade e igualdade de oportunidades no setor.
A Women in Tech é uma organização sem fins lucrativos que surgiu em 2018 e que se transformou num movimento global que quer estimular a participação das mulheres nas TIC e diminuir a disparidade de género na tecnologia.
Cabo Verde passou a constar do grupo de países que aderiram ao programa da Women in Tech, desde março de 2023, com o anúncio dado durante o evento da Leadership Summit, que decorreu na cidade da Praia, na qual foi nomeada como embaixadora, a Mayra Silva, administradora executiva do NOSi, e como madrinha, a primeira-dama, Débora Carvalho.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.