Voluntariado em Cabo Verde afigura-se como um grande instrumento para as causas sociais e humanitárias, diz presidente CVCV

Arlindo de Carvalho fez estas afirmações em declarações à Inforpress, à margem da de uma conversa aberta promovida pela CVCV, com os técnicos da Direção Nacional da Receita do Estado (DNRE), no âmbito do Dia Nacional do Voluntário da Cruz Vermelha de Cabo Verde, que se assinala a 20 de Outubro.

“É uma conversa aberta sobre o Movimento Internacional de Cruz Vermelha do Crescente Vermelho sobre os trabalhos que esse vasto movimento vem fazendo no mundo, as dificuldades e os desafios, mas também tem como propósito socializar com esta parte da administração do Estado os desígnios humanitários e, sobretudo, a estratégia na mobilização de recursos e ainda partilhar as questões humanitárias”, afirmou.

O responsável destacou a importância do voluntariado em Cabo Verde e a forma como os voluntários tem se entregado à causa, salientando que o mesmo tem se afigurado como instrumento importante para as causas sociais e humanitárias.

“Os cabo-verdianos estão mais sensibilizados sobre esta questão e temos registados resultados palpáveis, que provam que o cabo-verdiano é um homem de desafio e que, portanto, o outro lhe diz respeito e que mesmo em situações de crise, quando for chamado, responde em viva voz”, declarou.

Apontou a questão da mobilização dos recursos e as ações de sensibilização que visam incentivar as pessoas para que possam exercer essa dimensão do voluntariado como principais desafios a serem ultrapassados.

Todos os anos, a Cruz Vermelha de Cabo Verde comemora esse dia, reunindo os seus voluntários e parceiros em atividades sociais e humanitárias, com reflexões sobre diferentes temáticas, realização de ações humanitárias nas comunidades.

Este ano, o ato central comemorativo será realizado no dia 21 de Outubro, em São Domingos, Cidade da Várzea da Igreja, nas instalações de um dos empreendimentos hoteleiros, reunindo voluntários das sete estruturas locais da Cruz Vermelha de Cabo Verde, na Ilha de Santiago, com a participação de diferentes instituições e parceiros.

Também, o dia será celebrado em todas as estruturas da Cruz Vermelha nos municípios e ilhas, com actividades alusivas à esta “importante data para a nossa sociedade nacional”, nas palavras de Arlindo de Carvalho.

A referida solenidade terá lugar no dia 21 de Outubro, pelas 11h00, no Salão Paroquial da Cidade Várzea da Igreja, São Domingos e presidida pelo presidente da Cruz Vermelha de Cabo Verde, Arlindo de Carvalho, e contará com as presenças das autoridades locais, instituições públicas e privados, voluntários e amigos e parceiros desta instituição humanitária.

Segundo definição das Nações Unidas, “voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de actividades, organizadas ou não, de bem-estar social, ou outros campos.”

A ação voluntária contribui para ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas e melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Inforpress

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.