No próximo domingo, dia 5 de Novembro, os Baldios da Freguesia de Vila Nova, situados no concelho de Miranda do Corvo, vão inaugurar o projecto turístico – o Bosque das Memórias. Localizado na Serra da Lousã, este projecto representa uma homenagem às serras mais emblemáticas de Portugal.
O investimento de 43 mil euros foi concretizado através de uma candidatura aprovada pela Dueceira – Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça, no âmbito da operação Renovação de Aldeias do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), que contribuiu com 34.400 euros.
A cerimónia de inauguração está programada para as 15h00 e será precedida pela abertura da exposição fotográfica “Macrocosmos”, do naturalista João Santos, às 14h30, na Casa do Tronco, em Vila Nova.
O Conselho Directivo dos Baldios da Freguesia de Vila Nova ambiciona transformar este projecto numa referência não apenas a nível local, mas também a nível regional e nacional.
O Bosque das Memórias encontra-se na encosta ocidental da Serra da Lousã, abaixo do posto de vigia de Chão do Bardo, numa área sob a gestão dos Baldios da Freguesia de Vila Nova.
É composto por 12 árvores feitas de compacto fenólico e plástico reciclado, representando cada uma das serras de Portugal numa escala proporcional à sua altitude.
Este pequeno bosque foi construído com materiais resistentes ao fogo e às adversidades climáticas, estando perfeitamente integrado no ambiente florestal circundante.
Cada uma das árvores recebe o nome de uma serra portuguesa, permitindo que os visitantes coloquem as suas mensagens na árvore que mais os representa, consoante a sua proveniência geográfica.
O equipamento foi concebido para expandir o bosque à medida que se tornar necessário mais espaço para mensagens.
O projecto foi idealizado por Dulce Pedro, ex-técnica florestal dos Baldios da Freguesia de Vila Nova, que desde então se dedicou às artes plásticas, decoração e design.
O interior das árvores está preparado para ser preenchido pelos visitantes, com a colocação de frases em forma de folhas, proporcionando uma forma única e original de registar os momentos mais marcantes da vida.
As “folhas” poderão ser adquiridas por um preço simbólico nas instalações dos Baldios da Freguesia de Vila Nova, na localidade, no edifício da Casa do Reis.
O Bosque das Memórias está inserido numa zona que oferece vistas deslumbrantes sobre o baixo Mondego e a cidade de Coimbra.
Os Baldios da Freguesia de Vila Nova estendem-se por aproximadamente 600 hectares, predominantemente cobertos de xisto e urze, integrando o Sítio de Interesse Comunitário Serra da Lousã – Rede Natura 2000.
Este é um território com excelentes condições para a prática de desportos de montanha, repleto de tesouros naturais e povoado por uma vegetação exuberante, bem como espécies como veado e javali.
Para além das paisagens deslumbrantes e dos trilhos pedestres, os Baldios da Freguesia de Vila Nova oferecem vários pontos de interesse para visita, como o Parque de Lazer das Mestrinhas, inserido no antigo viveiro florestal da Serra da Lousã e o Observatório Astronómico e da Natureza António dos Reis.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.