Coreógrafo Hermès dança pelas ruas de Lagos, na Nigéria
© Tyrone Bradly
Em “(Un)credited”, veteranos da cena da dança nigeriana como Yeni Kuti, filha da lenda Fela Kuti — que estava no olho do furacão enquanto seu pai criava o Afrobeat —, refletem sobre a maneira como elementos da dança afro foram incorporados pela cultura global. Até hoje, milhões de views são gerados enquanto seus verdadeiros criadores recebem muito pouco ou nenhum reconhecimento. Acredite, tem muita gente que acha que o twerk foi inventado pela Miley Cyrus.
Afrobeats music artist Davido
© Tyrone Bradly
O documentário também apresenta entrevistas com artistas que, enquanto lutavam para garantir a grana do mês, se inspiravam nos pioneiros da dança afro para criar hits que pareciam feitos sob medida para o movimento. Um deles é Davido, cuja música “Skelewu” se tornou uma das músicas dance mais tocadas na África em 2013.
“(Un)credited” continua provando que o poder contagiante da dança afro não conhece limites ao mostrar como Seyi Oluyole, fundadora da Dream Catchers Academy — internato educacional gratuito para meninas órfãs que mescla educação e arte, usando a dança para ajudar as crianças a se sentirem enxergadas — teve seu trabalho reconhecido internacionalmente: um vídeo que ela filmou com seus filhos viralizou e inspirou a modelo Naomi Campbell a visitar sua escola, trazendo atenção do mundo para a Dream Catchers Academy.
Seyi Oluyole, the founder of Dream Catchers Academy
© Tyrone Bradly
Finalistas da edição nigeriana do Red Bull Dance Your Style em 2019, Blayke e Bjmiah representam a nova geração da dança afro em “(Un)credited”. Blayke é o mais velho de cinco irmãos e luta para ter uma carreira na dança enquanto sente a pressão de precisar ajudar no sustento da família — fora das competições desde 2017, ele vê sua chegada na final da competição reacender sua crença de que pode se dar bem como dançarino.
Blayke, finalista do Red Bull Dance Your Style Nigeria 2019
© Tyrone Bradley
Bjmiah, aluno de Blayke, é jovem e cheio de energia feliz. Vencer a competição seria para ele uma forma de chegar mais perto do sonho de inspirar o mundo por meio de sua dança. Além disso, ele acredita que a vitória pode ajudá-lo a mudar a perspectiva de seus pais, que não enxergam a dança como uma carreira viável.
Os outros finalistas nacionais que aparecem no documentário – como P-Boi, C-Fly, Sarah Bhlac, Smack, Locking-Mike, Sage Youngsmack, Reck Empire, Charles, TomTom, Big Chinx e Locking-Sion – estão todos entre os melhores dançarinos da Nigéria. Enquanto os apresenta, o filme, que tem produção de Keane Balt, direção de Kyla Philander e direção criativa de Andrew Kirkby (com história original de Toheeb Azeez e Shafaur Keffy Kafayet), também traz demonstrações de passos famosos de dança afro, como Afro JuJu, Makosa, Swo, Galala, Azonto, Etigi, Sekem e Shaku Shaku.
04
Red Bull Dance Your Style Brazil 2023
O Red Bull Dance Your Style, a competição de danças urbanas mais legal do mundo, está de volta ao Brasil! No dia 29 de abril, sábado, os 16 melhores dançarinos do País competirão em batalhas 1×1 com hits inesperados que vão desafiá-los de verdade! O evento será apresentado por Aline Constantino e Zulu, além da Dj Tamy nas picapes.
Darlita Albino na batalha do Red Bull Dance Your Style Brasil 2022
© Marcelo Maragni
Parte desta história
Red Bull Dance Your Style
A competição de danças urbanas mais legal do mundo está de volta ao Brasil!
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.