Universitários da África promovem roda de conversa no Cidadania Fundamental – Prefeitura de Vitória

Foto Divulgação

Projeto Cidadania Fundamental tem roda de conversa com estudantes africanos.

Foto Divulgação

Heloísa com os Universitários africanos no Cidadania Fundamental
Projeto Cidadania Fundamental tem roda de conversa com estudantes africanos.

Os estudantes que participam do Projeto Cidadania Fundamental aprenderão mais sobre sobre religiosidade, política e estado laico de uma forma diferente da sala de aula. Nesta sexta-feira (30), alunos de graduação e pós-graduação da Ufes, provenientes de Camarões, Namíbia, Moçambique, Guiné-Bissau e da Costa do Marfim, que integram a Liga dos Universitários Africanos (LUA) e levam para o projeto as diversidades culturais de suas nações, abordarão como essas questões estão relacionadas em seus países no campo das vivências e legislações existentes.

“As experiências que eles trazem despertam muito o interesse dos estudantes, que ficam atentos e fazem muitas perguntas. São vivências muito potentes, diferentes e que são pouco abordadas em nossa sociedade, seja nos livros ou nas instituições sociais”, diz a coordenadora de Políticas dos Direitos da População Negra (CPDPN) da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Heloisa Ivone da Silva de Carvalho. Ela acrescenta que a coordenação está alinhando uma parceria com a LUA para realização de outros eventos ainda neste ano.

Entre os participantes da LUA estão Andreas Aiyambo Amutenya, da Namíbia, que faz graduação em Arquitetura; Nobi Sidje Symphorienne Agbo, da Costa do Marfim, que faz Medicina; Cesário Lopes Manuel Nunes Lino, de Moçambique, que faz mestrado em Educação; além de Evrad Deutou Ngalamou, presidente da liga, e Aboubakar Abdoulsalam, ambos de Camarões, Ynnamileh Djonnu e Nameuaand Albino Oliveira da Silva, ambos da Guiné Bissau. 

Será a terceira participação de integrantes da LUA no projeto que recebe, nesta sexta-feira, cerca de 120 alunos das Emefs Suzete Cuendet, de Maruípe, e Professor. Vercenilio da Silva Pascoal, de Joana D’Arc. 

Cidadania Fundamental

O projeto é desenvolvido pela Gerência de Direitos Humanos da Semcid, em parceria com a Secretaria de Educação (Seme), sempre às sextas-feiras, na Casa do Cidadão. Ao longo do dia, das 8h às 16h, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais dialogam sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar, prevenção à gravidez na adolescência e às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis); relações étnico-raciais; consumo consciente e sustentável; direito do consumidor; e orientações ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo.

Além disso, são emitidos a segunda via da Certidão de Nascimento, o Cadastro da Pessoa Física (CPF), a Carteira de Identidade (Registro Geral) e a Carteira de Trabalho digital para os participantes. O projeto ainda conta com momentos de descontração, café da manhã, almoço e lanches.

Até novembro, a expectativa é envolver cerca de 3 mil estudantes de 46 escolas no projeto, que também atende a alunos e alunas do segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.