Unicef: 2,8 milhões de crianças precisam de assistência humanitária no Haiti | Jornal da Globo

Unicef: 2,8 milhões de crianças precisam de assistência humanitária no Haiti

Ao menos 2,8 milhões de crianças precisam de assistência humanitária no Haiti, alertou um relatório divulgado nesta quinta-feira (18) pelo Fundo das Nações Unidas (Unicef). Há anos, o país convive com uma situação aguda de crise – que foi intensificada com a morte do presidente Jovenel Moïse, em 2021.

São várias crises simultâneas, que incluem violência armada nas ruas, cólera, inflação descontrolada, instabilidade política, além de um alto risco para desastres naturais.

Diante desse cenário, o Unicef lançou um plano de resposta humanitária para o país caribenho. Segundo o documento, a maioria dessas crianças vivem nos arredores da capital, Porto Príncipe.

O país ainda vive um surto de cólera, com centenas de mortes e mais de 40 mil casos suspeitos. Uma emergência sanitária em um país sem qualquer estrutura de enfrentamento à doença.

Mais de 70% dos hospitais haitianos não têm suprimentos básicos para tratar os doentes. Além disso, a insegurança generalizada fez com que muitos serviços de saúde fechassem as portas.

O Unicef também afirma no relatório que são necessários mais de US$ 210 milhões para garantir o apoio humanitário a mulheres e crianças haitianas. No entanto, até agora, só arrecadou pouco mais de 10% desse montante.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.