Se ainda não tem planos para o fim de semana, não se preocupe. Programas de entretenimento não faltam no concelho de Setúbal, faça chuva ou sol. Desde degustação de comida de todos os cantos do mundo até ao concerto intimista onde pode ouvir sons da Arrábida, há propostas para todos os gostos.
Este é o fim de semana para provar gastronomia internacional. Chega a Setúbal a Street Food Tour, o “primeiro conceito itinerante em eventos de street food com o objetivo de democratizar uma experiência única de gastronomia e espetáculo de rua” sublinhou a autarquia. Ao todo são 11 food trucks que vão estacionar no Largo José Afonso até domingo, 10 de setembro.
Concertos ao ar livre ou em equipamentos municipais também fazem parte das sugestões para os próximos dias. Carla Santana vai apresentar o resultado de uma residência feita no Parque Natural da Arrábida, numa criação sonora resultante de gravações de campo. Há, claro, exposições de vários temas e que abordam diversas perspetivas culturais.
Conheça tudo no guia abaixo preparado pela New in Setúbal.
Sexta-feira
Até 10 de setembro — Festas em Honra De Nossa Senhora da Saúde. Cavalhadas à antiga portuguesa, música, celebrações religiosas, gastronomia e artesanato são atrativos das festividades que se realizam desde 1723. Exterior da Igreja de São Simão.
18 horas — “Street Food Tour”. Várias food trucks servem comida de rua com sabores do mundo. Evento inclui um programa cultural e atividades para miúdos. No Largo José Afonso.
21h30 — “Fado em Setúbal”. Carla Lança, Ramiro Costa e Sara Margarida, acompanhados de Custódio Magalhães na guitarra portuguesa e de Vítor Pereira na viola de fado, no último espetáculo do ciclo Fado em Setúbal, do programa Cultura em Movimento. No Jardim da Quinta do Meio, Praias do Sado.
21h30 — “Et Toi Michel”. Concerto do ciclo Emergências com o projeto musical de João Mota, acompanhado de Zé Zambujo no clarinete e saxofone. Exterior da Casa da Cultura.
18h30 — “Geomorfia #1.4”, artist talk. Conversa com a artista Carla Santana e apresentação da criação sonora resultante de gravações de campo que efetuou numa residência artística realizada no Parque Natural da Arrábida. Projeto que integra o programa festival EME2023/MAAC. Às 22 horas é a apresentação do concerto/ato sonoro. Gratuito com reserva prévia pelo email agrafica@nullmun-setubal.pt.
Sábado
9 horas — “A Espiritualidade da Arrábida”. Mostra inspirada nos poetas Frei Agostinho da Cruz e Sebastião da Gama e no fotógrafo Américo Ribeiro, que explora a relação entre a natureza e a espiritualidade, bem como a influência da Arrábida na criação artística. Integrada nas Comemorações dos 470 anos da Paróquia de São Sebastião. No Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.
Meio-dia — “Street Food Tour”. Várias food trucks servem comida de rua com sabores do mundo. Evento inclui um programa cultural e atividades para miúdos. No Largo José Afonso.
16 horas — “Maior que o Pensamento — Zeca Afonso | Combate”. O segundo episódio do documentário de Joaquim Vieira, de 2011, foca a permanência de José Afonso em Moçambique como professor e a mudança para Setúbal, onde é expulso do ensino oficial, passando a dedicar mais tempo à música. Evento do projeto Venham Mais e Vinte Cincos, comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril. Na Casa das Imagens Lauro António.
21h30 — “Má Estrela”. Concerto ZDB com a banda de Pedro Alves Sousa, com sonoridades jazz aliadas a outros ritmos, nomeadamente o dub. Exterior da Casa da Cultura.
Domingo
Meio-dia — “Street Food Tour”. Várias food trucks servem comida de rua com sabores do mundo. Evento inclui um programa cultural e atividades para miúdos. No Largo José Afonso.
Até 14 de setembro — “Água, um bem essencial”. Mostra coletiva de artes plásticas de associados da Artiset. Na Casa da Cultura, Espaço das Artes.
Até 20 de setembro — “Djintis de Guiné-Bissau – Gentes da Guiné-Bissau”. Exposição de pintura de Young Nuno, com trabalhos em óleo e acrílicos sobre tela e desenhos. Na Biblioteca Municipal Serviços Centrais.
Até 16 de setembro — “Do micro ao macro. Do macro ao micro”. Mostra coletiva de arte contemporânea, com obras de 13 artistas plásticos, reveladora da diversidade de abordagens artísticas. Na Galeria Municipal do 11.
Até 21 de setembro — “A Cor da Vergonha”. Mostra fotográfica de Helena Tomás, da XXV Festa do Teatro. No Fórum Municipal Luísa Todi.
Até 24 de setembro — “A Sala do Coro Alto do Convento de Jesus”. Patrimónios revelados durante os trabalhos de conservação e restauro. Museu de Setúbal/Convento de Jesus partilha com o público, entre julho e setembro, o processo de acompanhamento arqueológico, de conservação e de restauro, a par dos patrimónios revelados, aquando das intervenções executadas na Sala do Coro Alto, no âmbito das obras estruturais de reabilitação, concretizadas entre 2016 e 2020.
Até 27 de setembro — “Eco-brinquedos”. Mostra do artista plástico Zévi, com exemplares de brinquedos elaborados em oficina recreativa. Na Biblioteca de Azeitão.
Até 30 de setembro — “50.º aniversário do 25 de abril”. Exposição da CGTP-IN. Na Casa Bocage.
Até 30 de setembro — “António Lobo Antunes”. Mostra bibliográfica do ciclo Autor do Mês. Na Biblioteca Municipal Serviços Centrais.
Até 31 de outubro — “Um Rio, uma Serra”. Exposição de pintura de Manuel Gardete, que apresenta um percurso visual e documental do rio, da cidade e da serra e inclui o recurso audiovisual “Sado_Arrábida”. No Forte de Albarquel.
Até 30 de setembro — “Carpintaria”. Mostra do ciclo de Artes e Ofícios, que integra parte do espólio que o mestre Adelino Veiga doou ao município, que explora o passado, o presente e o futuro desta ocupação. No Museu do Trabalho Michel Giacometti.
Até 20 de outubro — “Em Cena: O Teatro de Lauro António”. Mostra comemorativa do segundo aniversário da Casa das Imagens Lauro António e integrada na Noite Europeia dos Museus.
Até 31 de dezembro — “Bocage — Polémico. Discutido. Genial”. Mostra, com suportes media audiovisuais, que percorre a cronologia bocagiana, com início na família do poeta e término na forma como este foi visto e interpretado mesmo após a morte. Na Casa Bocage.
Já que aqui está, percorra a galeria e conheça o novo restaurante em Azeitão Enigma do Marisco, onde quem o recebe à porta é o próprio marisco.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.