BC e CVM acompanharão ao longo deste ano as operações dos projetos aprovados nos respectivos sandboxes regulatórios
A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) divulgou nesta quarta-feira a publicação Tokenização de Ativos: conceitos iniciais e experimentos em curso. “A tokenização de ativos é mais uma das inovações possibilitadas pela popularização da tecnologia blockchain e pode ser explicada como a transformação de ativos ‘físicos’ em ativos digitais”, explica a associação.
O Banco Central do Brasil e a Comissão de Valores Mobiliários disseram que acompanharão ao longo deste ano as operações dos projetos aprovados nos respectivos sandboxes regulatórios (ambientes controlados que permitem às instituições testarem produtos e serviços, com base em licenças limitadas e sob a supervisão das autoridades responsáveis).
“Conhecida como blockchain a tecnologia tem evoluído e novas soluções são desenvolvidas, ampliando a eficiência e possíveis aplicações. Assim, juntamente com a popularização do mercado cripto, surgiram novos casos de uso em diversas atividades, produtos e serviços. Um dos aspectos concernentes aos criptoativos é a possibilidade de representação digital”, destaca a publicação.
Conteúdo
A publicação apresenta os conceitos iniciais para compreensão dessa tecnologia e aborda os potenciais impactos da tokenização de ativos na operação dos mercados financeiro e de capitais. Os experimentos apresentados no Webinar “Blockchai no mercado de capitais: experimentos brasileiros” são alguns dos cases explorados no material.
Finanças Descentralizadas é um dos temas do planejamento estratégico da Anbima em 2022. “Esta publicação é mais uma iniciativa dessa agenda que busca construir e disseminar conhecimento a respeito dos usos e impactos da tecnologia blockchain no mercado de capitais”, disse a associação.
O material pode ser baixado gratuitamente em https://www.anbima.com.br/data/files/02/30/82/CB/68001810C27A8F08882BA2A8/Tokenizacao%20de%20ativos.pdf.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.