A afirmação foi feita durante o evento de apresentação da obra de Ália Lopes dos Santos que aconteceu no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), num acto que contou com a presença da autora e no âmbito das comemorações do 05 de Julho, Dia da Independência Nacional, promovidas pelo CCCV e a Embaixada de Cabo Verde em Portugal.
“A gastronomia de Cabo Verde merece ser elevada e ninguém melhor pessoa para fazê-la do que a Ália”, considerou José Sousa Dias, acrescentando que já viveu em Cabo Verde, na Guiné-Bissau, em São Tomé e Príncipe e Angola, por isso, julga conhecer bem a realidade gastronómica de Cabo Verde.
Para José Sousa Dias, “Cabo Verde sempre esteve bem servido na cultura, música, na literatura, na dança e mais recentemente, no desporto”, acrescentando que se sabia da “excelência da gastronomia”, mas que não era passada para o exterior e só da “boca em boca de quem já provou a comida cabo-verdiana”.
“Agora, com a Ália, que traz associada toda uma sabedoria circular da mística gastronómica das mulheres de Cabo Verde que conta agora com mais um ponto a favor dos dez grãozinhos de terra”, sustentou.
Por sua vez, Carlos Correia da Fonseca, outro apresentador da obra, sublinhou o facto de a Ália conhecer a comida tradicional cabo-verdiana como ninguém e que através deste livro, decidiu passar a sua experiência a quem queira apreender.
Carlos Correia da Fonseca quis também lembrar que a autora também tem feito “um trabalho enorme a nível da divulgação da música cabo-verdiana”, através de oportunidades de atuações que proporciona aos jovens artistas, e não só, no seu restaurante na Cidade da Praia.
“Temperos da Chef Ália”, o primeiro livro de receitas da autora, junta mais de 20 anos de experiência de Ália Lopes dos Santos, está escrito nas línguas portuguesa e inglesa, almejando internacionalizar os temperos cabo-verdianos.
Com 224 páginas o livro apresenta cerca de 100 receitas, maioritariamente cabo-verdianas, mas algumas internacionais, desde entradas a pratos principais, sopas, vários tipos de pratos de peixe, de carnes, feijoadas, arroz de marisco, massas, entre outras.
Inforpress
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.