Taxa de criminalidade desceu em Moçambique em 2020


Os dados baseiam-se em inquéritos mensais aos comandos provinciais de polícia e não refletem os conflitos armados que assolam distritos do norte e centro do país.


Assim, o total de crimes registados desceu de 17.993 para 16.624, sendo a larga maioria participados na região de Maputo.


Maputo Cidade registou 35 crimes por cem mil habitantes, Maputo Província registou nove e a província de Gaza dois.


Em Cabo Delgado, Sofala e Manica, onde se registam conflitos armados, os comandos provinciais registaram menos de dois crimes por cada cem mil habitantes.


A percentagem de crimes esclarecidos foi de 86% face a 85% em 2019.


Os crimes contra a propriedade correspondem a 55% do total, seguindo-se os crimes contra as pessoas (30%) e os crimes contra a tranquilidade e ordem pública (9,3%), havendo ainda uma percentagem de 4,7% de outro tipo de ilícitos.


Os crimes contra a tranquilidade e ordem pública foram os únicos que subiram em 2020, de três para cinco por cada 100 mil habitantes, de acordo com os registos policiais.


Todos os outros desceram, levando à quebra global, e apesar de não fazer referência à pandemia, a quebra coincide com o ano em que a covid-19 implicou a aplicação de diversas restrições sociais para prevenção da doença respiratória.


 


Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.