Sérgio Pererê subirá no palco do Conservatório UFMG para apresentação do show “Lâmina Ancestral

O cantor, compositor, multi-instrumentista, ator e produtor musical Sérgio Pererê subirá no palco do Conservatório UFMG para apresentação do show “Lâmina Ancestral – pesquisa sonora em torno dos lamelofones” no dia 19 de maio, sexta-feira às 20h, dentro do projeto Perspectiva – Circuito Cultural UFMG.

Na apresentação, o músico vai compartilhar suas pesquisas sobre o assunto e vai tocar lamelofones, adaptando-os para as composições da música afro-mineira. Além disso, vai apresentar composições de outras vertentes de seu trabalho como cantautor.

Para já dar um gostinho para o público, o artista compartilha que os “lamelofones são instrumentos de antiga origem e estão espalhados por todo o continente africano, recebendo nomes, afinações, funções e formatos diversos. De modo geral, estão conectados com a espiritualidade, com o acesso ao mundo dos ancestrais”.

Sérgio Pererê exemplifica como os lamelofones se espalham na geografia do continente africano: “Em Moçambique e Zimbábue, através dos povos Xonas e Chopes, temos a Mbira, instrumento que se apresenta em diferentes formatos, como dzavadzimu e nyunga nyunga. Estas mbiras se diferenciam pela sonoridade, quantidade de lâminas e afinação. No oeste africano – Mali, Senegal, Burkina Faso e Gâmbia – há o kalimbombo, um lamelofone com uma grande cabaça e lâminas, com sonoridade mais grave – que se aproxima do contrabaixo. Na região de Congo e Angola, há um lamelofone chamado kisanji. No centro-oeste africano, Tanzânia, temos o ilimba”.

O cantautor ressalta que esses instrumentos atravessaram o oceano com a diáspora, de modo que, até o séc XIX, ainda encontrava-se no Brasil pessoas que dominavam a arte desses instrumentos. Ele destaca ainda que houve também recriações e dá o exemplo da marimbola, lamelofone grave, típico da música cubana.

Sobre o músico:

Seu trabalho autoral é reconhecido pelo diálogo que estabelece entre a tradição e a experimentação, pela profusão de sonoridades – com destaque para as referências afro-latinas –, e pelo timbre peculiar de sua voz. Sua poesia sofisticada entrelaça temas cotidianos a enunciados metafísicos e elementos do sagrado de matriz africana, como o culto à ancestralidade e aos orixás. Já se apresentou em várias regiões do Brasil e em países como Canadá, Áustria, Espanha, Moçambique, China e Argentina. Sérgio Pererê considera-se amadrinhado pelas raízes banto de Minas Gerais. “Sou um devoto da arte, um artista negro brasileiro”.

Serviço: PERSPECTIVA – CIRCUITO CULTURAL UFMG

Lâmina Ancestral – Pesquisa sonora em torno dos lamelofones

Sérgio Pererê

Música popular

Data: 19 de maio de 2023

Sexta-feira

Horário: 20h

Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG

Entrada franca

Info: 3409-8300

Foto: Divulggação

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.