Semana em África – A semana em que o antigo ministro moçambicano das finanças foi extraditado para os EUA

Começamos este olhar pela actualidade no continente africano com a notícia da extradição do antigo ministro das finanças de Moçambique, Manuel Chang, que foi extraditado da África do Sul para os Estados Unidos. No local o dirigente é acusado de estar envolvido no escândalo das dívidas ocultas. Entretanto antigo ministro compareceu na primeira audiência perante a justiça norte-americana nesta quinta-feira, onde se declarou inocente.

Em Moçambique arrancou oficialmente na segunda-feira a greve dos médicos. Com uma duração prevista de 21 dias, ou seja, até ao final do mês, a paralisação da classe exige melhores condições de trabalho e salariais. António Costa, director clínico do Hospital Central de Maputo, garante que as actividades estão a ser asseguradas, mas sublinha os efeitos da greve.

Em Cabo Verde, o PAICV, maior partido de oposição, entregou na Assembleia Nacional, uma proposta de moção de censura ao Governo alegando “falta de transparência” na gestão dos recursos públicos e “tentativa de esconder ilegalidades”. Em conferência de imprensa o líder parlamentar do PAICV, João Baptista Pereira, explicou os motivos que levam o maior partido da oposição a censurar o governo.

Na Guiné-Bissau as emissões da RDP e da RTP estão encerradas desde quinta-feira “por ordens superiores”. Este encerramento aconteceu alguns dias depois de o governo ter emitido um comunicado em que dava conta do seu descontentamento com o tratamento dado por estas antenas à actualidade política do pais, e nomeadamente a cimeira da CEDEAO recentemente realizada na Guiné-Bissau. Diamantino Domingos Lopes, secretário-geral do sindicato dos jornalistas da Guiné-Bissau, denuncia uma violação da liberdade de imprensa.

Em Angola a questão da inflação galopante continua a ser um dos principais temas de debate. De acordo com dados oficiais divulgados na quinta-feira, a taxa de inflação mensal subiu para 1,4% e a anual para 11,25%. Carlos Rosado, economista ligado à Universidade Católica de Luanda, estima que estes dados estão aquém da realidade.

Semana em África, 15/07/2023


Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.