Seleções, tabela de jogos e onde assistir

A Copa América feminina de basquete (FIBA Women’s AmeriCup 2023) acontecerá de 1º a 9 de julho, com jogos a serem disputados no lendário Domo de la Feria em León, México. Abaixo traremos um guia completo com todas as seleções participantes e as jogadoras convocadas, além da tabela completa de jogos e onde assistir.

O técnico brasileiro, José Neto disse: “Uma competição que não tem jogos fáceis! Um grupo duro, com EUA favorito para o título e 3 das 4 equipes sul-americanas classificadas, sendo Venezuela, que enfrentamos na semifinal e Argentina na Final do último Sul-Americano.

Para finalizar o grupo, a tradicional equipe de Cuba, que vem recuperando seu basquetebol competitivo e sempre joga com muita intensidade. Temos que encarar cada jogo como um jogo único para classificarmos na melhor posição possível e avançarmos na competição. Para isso, vamos fazer uma excelente etapa de treinamento e chegarmos preparados para esta dura competição”.

Os Estados Unidos venceram as duas últimas edições em 2019 e 2021 e em ambas o Brasil ficou em terceiro lugar. Vale lembrar que o Brasil já foi campeão nos anos de 1997, 2001, 2009 e 2011.

AmeriCup Feminina 2023

Grupos

Grupo A

Argentina
Convocadas: Andrea Boquete, Agostina Burani, Sol Castro, Florencia Chagas, Macarena D’urso, Celia Fiorotto, Brenda Fontana, Agustina García, Candela Gentinetta, Melisa Gretter, Milagros Maza, Julieta Mungo, Camila Suárez, Magalí Vilches.

Brasil
Convocadas: Débora Costa, Alana Gonçalo, Maria Paula Albieiro, Tainá Paixão, Isabela Ramona, Gabriella Soares, Thayná Silva, Patrícia Teixeira, Leila Zabani, Raphaella Monteiro, Vitória Marcelino, Emanuely de Oliveira, Damiris Dantas, Vanessa Sassá, Aline Moura, Kawanni Firmino, Erika de Souza, Kamilla Cardoso, Mariana Dias. Leia mais aqui.

Venezuela
Convocadas: Endrina Bolívar, Eduglatriz Castro, Nohelia Chile, Yosimar Corrales, Guadalupe Díaz, Mariana Durán, Yesimar Escudero, Aguehil Fajardo, Fabiana García, Raymar García, Andrea Martínez, Ivaney Márquez, Yolimar Martínez, Edglimar Montero, Keisy Moreno, Darleska Pérez, Waleska Pérez, Bárbara Pico, Leudys Quevedo, Gisell Ramíerez, Génesis Rivera, Enggy Rudas, Vanessa Sánchez, Roselis Silva, Jormelys Urbina, Edgarlis Villegas, Daniela Wallen.

EUA
Convocadas: Lauren Betts, Rickea Jackson, Raven Johnson, Rayah Marshall, Charisma Osborne, Laila Phelia, Angel Reese, Jewel Spear.

Cuba
Convocadas: Em breve.

Grupo B

Canadá
Convocadas: Em breve.

Porto Rico
Convocadas: Em breve.

República Dominicana
Convocadas: Em breve.

México
Convocadas: Hazel Ramírez, Paola Beltrán, Sofía Payán, Katia Gallegos, Karla Martínez, Sandra Vargas, Gladys Ávila, Claudia Ramos, Jacqueline Luna, Mariana Valenzuela, Myriam Lara, Aixchel Hernández.

Colômbia
Convocadas: Em breve.

Formato de disputa

Pelo formato de disputa, as 10 equipes jogam dentro dos seus grupos. As quatro melhores avançam para as quartas de final em cruzamento que terá 1A x 4B, 2A x 3B, 3A x 2B, e 4A x 1B, seguido de semifinais e da grande decisão.

O calendário terá a primeira rodada no dia 1 de julho. A primeira fase termina no dia 5. As equipes terão folga no dia 6 de julho. As quartas de final serão no dia 7, com semifinais no dia 8 e decisão no dia 9 de julho.

Caminho as Olimpíadas

O torneio é o início da caminhada para a Olimpíada de Paris 2024. Os dois primeiros colocados garantem um lugar direto no Pré-Olímpico Mundial, em 2024.

E os outros quatro na sequência da classificação vão ao Pré-Olímpico das Américas, ainda em 2023. Esse torneio regional classificará duas Seleções para o Pré-Olímpico Mundial, chegando a quatro países do continente americano na briga por Paris 2024.

Ou seja, seria bem importante a nossa seleção chegar a grande final!

Tabela de Jogos

Todos os jogos acontecem no Domo de la Feria em León, México.

Os horários abaixo já são de Brasília.

Fase de grupos

Sábado – 01 de julho

15:10h – Brasil x Cuba (AO VIVO ESPN e Star+)
17:40h – EUA x Venezuela
20:40h – Porto Rico x Colômbia
23:40h – México x República Dominicana

Domingo – 2 de julho

15:10h – Brasil x Venezuela (AO VIVO ESPN e Star+)
17:40h – EUA x Argentina
20:40h – Porto Rico x República Dominicana
23:10h – México x Canadá

Segunda – 3 de julho

15:10h – Cuba x Venezuela
17:40h – Brasil x Argentina (AO VIVO ESPN e Star+)
20:40h – Colômbia x República Dominicana
23:10h – Porto Rico x Canadá

Terça – 4 de julho

15:10h – Cuba x Argentina
17:40h – Brasil x EUA (AO VIVO ESPN e Star+)
20:40h – Colômbia x Canadá
23:10h – Porto Rico x México

Quarta – 5 de julho

15:10h – Cuba x EUA
17:40h – República Dominicana x Canadá
20:40h – Venezuela x Argentina
23:10h – Colômbia x México

Fase final

Sexta – 7 de julho

Quartas de final – Jogos e horários a definir

1A x 4B
2A x 3B
3A x 2B
4A x 1B

Sábado – 8 de julho

Semifinais – Jogos e horários a definir

Semifinal 1
Semifinal 2

Domingo – 9 de julho

Final e disputa do terceiro lugar – Jogos e horários a definir

Terceiro lugar
Final

Favoritos

Os Estados Unidos mesmo com uma equipe formada por jovem jogadoras, sendo algumas já estrelas na NCAA é a grande favorita ao título. Brasil, Canadá. Porto Rico e Argentina devem brigar por posições no pódio e vagas no Pré-Olímpico.

Bora torcer pelas meninas do Brasil nessa retomada as grandes competições internacionais.

Vale lembrar que chegamos como atuais Campeãs Sul-Americanas, relembre como foi a conquista abaixo:

Onde assistir a AmeriCup Feminina

A ESPN é a detentora dos direitos de transmissão da AmeriCup Feminina no Brasil este ano. Os jogos devem ser transmites em seus canais e no sistema de streaming da empresa, o Star+.

Assim que a tabela de jogos a serem transmitidos foram anunciados, informamos por aqui.

Leia todas as novidades sobre a Seleção Brasileira de basquete.

O Primeiro Basquete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber em primeira mão e debater as principais notícias do basquete! (t.me/primeirobasquete).

Siga o Primeiro Basquete no Twitter, Instagram e também no YouTube.

Leia mais sobre a AmeriCup.


Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.