São Tomé e Príncipe: faleceu músico João Seria

São Tomé – O músico são-tomense João Seria foi encontrado sem vida a 3 de Maio, aos 74 anos, por familiares, em sua casa, na cidade de Santana. Chovem as reacções de pesar à morte de um dos mais emblemáticos artistas do arquipélago.

Publicado a:

1 min

São Tomé e Príncipe ainda chora a morte de um dos ícones da sua música. Trata-se de João Seria, que faleceu  na  quarta feira aos 74 anos de idade.

Não há lágrimas que justifiquem a sua dimensão artística e humana ao longo de mais de 50 anos de carreira. Foi  notabilizado no conjunto África Negra nos anos 70, tendo  interpretado diversas  músicas, uma  das quais, Aninha Mué, que significa Minha Aninha em  português.

Ele contribuiu para a promoção e preservação do crioulo são-tomense, a língua mais falada no arquipélago e projectou a  música do seu país pelos continentes, africano, americano, europeu  e  asiático.

Fernando  António, o seu  irmão, conta  o sucedido e  lamenta a sua morte.

Salgueirinho, como  é conhecido  no meio musical são-tomense,  que actuou  no  palco vários  anos com João  Seria,  disse  que a recente  viagem deste cantor à ilha do Príncipe, onde iniciou a  sua  carreira  musical, foi  uma  despedida.

O Presidente da República, Carlos Vila  Nova e o governo, lamentaram a morte de João  Seria.

O “General“, como era designado, foi a voz de São Tomé e Príncipe ao longo de uma carreira de mais de 50 anos. 

Gabriel João, conhecido na música como ‘General João Seria‘, iniciou uma carreira na música nos anos 1960 na ilha do Príncipe, no conjunto Cabana, passando pelo ‘Sangazuza’ e, mais tarde, pelo grupo África Negra. Com vários concertos internacionais, tornou-se num dos maiores nomes da música são-tomense. 

Confira aqui a correspondência de Maximino Carlos.

Correspondência de São Tomé e Príncipe, 5/5/2023

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.