São Tomé e Príncipe assumiu na passada quinta-feira, a Presidência do Conselho de Ministros da CPLP, no âmbito da XXVIIIª reunião deste órgão no âmbito da XIVª Cimeira que decorreu no arquipélago São-tomense até domingo.
O Ministro Interino dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Gareth Guadalupe assumiu a presidência do Conselho de Ministros da CPLP, no âmbito da da XXVIIIª reunião deste órgão no âmbito da XIVª Cimeira que terminou este domingo, 27, com a Conferência de Chefes de Estado e de Governo desta comunidade lusófona.
O novo presidente do Conselho de Ministros da CPLP, Gareth Guadalupe recebeu o testemunho das mãos do Ministro de Estado, Chefe da Casa Civil do PR de Angola, Adão de Almeida em representação do Ministro de Relações Exteriores de Angola, que detinha a presidência deste órgão da CPLP.
Na sua intervenção, Gareth Guadalupe disse que “temos a consciência do compromisso que hoje assumimos” tendo sublinhado que “queremos contar com subsídio de todos porque afinal de contas somos uma comunidade”.
“Esperançosos que as condições aceitáveis têm sido disponibilizadas com vista ao melhor desenrolar dos nossos trabalhos para que em conjunto consigamos acrescentar dividendos, a grandeza na nossa instituição CPLP, que, por conseguinte, traduzir-se-á em políticas alinhadas aos desafios que se nos colocam na construção da prosperidade da nossa juventude”, avançou Gareth Guadalupe.
Na sua intervenção o Ministro de Estado, Chefe da Casa Civil do PR de Angola, Adão de Almeida em representação do ministro de Relações Exterior de Angola disse que “nesta reunião teremos a oportunidade de apreciar e decidir sobre a matéria de extrema importância para a organização, porquanto a este órgão compete entre outros coordenar as atividades da CPLP”.
O Ministro Adão Almeida sublinhou que “durante o nosso mandato registamos um aumento substancial de manifestações de interesses na obtenção do estatuto de observadores associados e consultivos, o que espelha a importância crescente da CPLP ao nível internacional”.
Além do Ministro são-tomense dos Negócios e do Ministro do Estado angolano, a reunião contou com presença dos Ministros dos Negócios Estrangeiros de Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial e Timor-Leste bem como o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, Secretario de Estado dos Negócios Estrangeiros de Portugal e o Embaixador-Secretário para África do Brasil.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.