O line-up do 11º Santos Jazz Festival, que acontece nesta semana, revela que evento é pautado em propósitos. Equidade entre todos, respeito à diversidade, sustentabilidade socioambiental e pluralidade estão marcadas em cada detalhe. No palco, destaque para o show da Funmilayo Afrobeat Orquestra, formada exclusivamente por negras, na noite de sábado (29), no palco principal montando no Largo Marquês de Monte Alegre, em frente à Igreja do Valongo.
A banda foi formada em 2019 por 11 integrantes provocadas pela ausência de mulheres negras no afrobeat, um gênero essencialmente negro. O nome homenageia Funmilayo Anikulapo Kuti, pioneira na luta das mulheres nigerianas por liberdade, direito ao voto e justiça social e mãe de Fela Anikulapo Kuti, artista nigeriano considerado o criador do Afrobeat, com músicas engajadas em políticas e problemas sociais.
“Estamos empolgadíssimas em estar no Santos Jazz, com esse line up incrível, diverso, cheio da presença de mulheres. Nossa banda é formada por mulheres negras e uma pessoa não binária e estamos super felizes de ir representar o afrobeat brasilieiro. Faremos um som super pra cima e vai ser demais”, garante a cantora e instrumentista Rosa Couto, integrante da Funmilayo. O line-up traz também o protagonismo na arte de outras grandes artistas mulheres: Paula Lima, Sabrina Parlatore, Vanessa Moreno, Assucena e Monna.
A programação propositiva ganhou a admiração dos próprios artistas, como do cantor Diego Moraes. “Na minha opinião o Santos Jazz Festival tem uma das curadorias mais lindas do País porque prioriza a inclusão do feminino, da diversidade, de pessoas negras, tanto na programação quanto na equipe. A gente percebe transitando pelos preparativos do festival que tem a presença muito forte do feminino e isso nos acolhe a todos”.
O melhor do blues e do jazz também está na programação. Na sexta, o line-up traz a atração internacional Alabama Mike (EUA) & The Simi Brothers e o show Henrique Mota Plays Corea & Hancock ao palco principal, montado no Largo Marques de Monte Alegre, no Centro Histórico. No mesmo dia, outros clássicos do jazz também ganharão o público com a Orquestra Jazz Big Band acompanhada por Sabrina Parlatore. Às 18h, o VDJ Mamuth já está no comando da pista, aquecendo o espaço.
O fechamento da sexta, primeira noite do evento no Centro, terá o supershow do rapper Rael, que teve duas indicações ao Grammy Latino e ganhou o Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Cantor de Pop/Rock/Reggae/Hip Hop/Funk.
Os talentos caiçaras: Caio Forster com o projeto Rabisco, e Fillipe Dias – que acaba de ganhar o Prêmio Profissionais da Música na categoria Artista de Blue, completam o time. Toda a programação é gratuita (veja mais detalhes abaixo).
Domingo especial para crianças
As crianças também estão contempladas no Santos Jazz, com programação especial no domingo, no Museu do Café, no prédio da Bolsa do Café, com apresentação dos jovens do Coletivo Querô, da performance de Zero Beto e com destaque para a vinda da Orquestra de Sucata, que fará uma oficina-show, unindo conscientização com o meio ambiente, música, criatividade e sustentabilidade.
Programação
Dia 27 (quinta) – Teatro do Sesc Santos
20h: Orquestra Sinfônica
Municipal de Santos convida
Vanessa Moreno & Ayrton
Montarroyos – Homenagem
à obra de Chico Buarque de
Holanda e Edu Lobo
Dia 28 (sexta) –
Largo Marquês de Monte
Alegre – Valongo
18h: VDJ Santos Jazz
19h: Sabrina Parlatore &
Orquestra Jazz Big Band –
Clássicos do Jazz & Bossa
20h30: Henrique Mota Plays
Corea & Hancock
22h: AlabamaMike (EUA)
& The Simi Brothers – Blues
23h30: Rael & Banda
1 hora: VDJ Santos Jazz
Dia 29 (sábado) –
Largo Marquês de Monte
Alegre – Valongo
14h: VDJ Santos Jazz
15h: Projeto Rabisco & Mestre
DaLua
16h30: Filippe Dias & Banda (Blues)
18h: Monna & Quizumba
Latina – Lançamento do
EP Meu Norte Latino
20h: Diego Moraes & Banda –
Participação Assucena
22h: Funmilayo Afrobeat
Orquestra
23h30: Paula Lima & Banda –
ShowSoul Lee – Tributo a Rita Lee
1 hora: VDJ Santos Jazz
Dia 30 (domingo) –Museu do Café
14h: 0 Zero Beto – O Homem
Banda – Performance Infantil
14h30: Orquestra de Sucata –
Oficina Show
16h: Coletivo Querô – Instituto
Arte no Dique
OFICINAS
Dia 29 (sábado)
11h: Mestre DaLua
(percussão) – Instituto Arte
no Dique – Zona Noroeste
Dia 30 (domingo)
14h30: Oficina show
Orquestra de Sucata
(criatividade/reciclagem) –
Museu do Café – Centro
Histórico de Santos
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.