A deslocação desta missão constituída por onze elementos, contando sete médicos, dois dos quais cabo-verdianos, entre enfermeira e assistentes, é promovida pela conhecida organização não-governamental Criolas Unidas, criada desde 2016, há sete anos, nos Estados Unidos, e liderada pela enfermeira, também vereadora Tina Cardoso.
Lembrar que Tina Cardoso, fundadora da Associação Criolas Unidas, foi a única mulher cabo-verdiana a disputar, em 2019, um dos quatro lugares de conselheiro-geral da cidade de Brockton, tendo sido eleita com 5.461 votos.
Além de ser a sua primeira eleição para o cargo de vereadora, é a primeira mulher cabo-verdiana a representar a comunidade na assembleia daquela cidade.
Estes dias no Sal, a comandar a missão de médicos, Tina Cardoso disse em declarações à Inforpress que é com satisfação que regressam a Cabo Verde, depois de um tempo parado por causa da pandemia da covid-19.
Assim, segundo a também vereadora, durante esses dias a equipa quer assistir um maior número de pessoas possível, para realização de limpeza, extração e restauração de dentes, entre outras benfeitorias a nível da saúde oral, especialmente à camada de baixa renda, das cidades de Espargos e Santa Maria.
“Desejamos assistir um maior número de pessoas. Esperamos que a Delegacia de Saúde e a Câmara Municipal do Sal façam maior divulgação para que possamos assistir muita gente, principalmente pessoas com mais dificuldades financeiras”, almejou.
Segundo o médico dentista, Luís Alves, que já vai na sua quinta missão em Cabo Verde, é gratificante poder ajudar os outros, e neste caso concreto, na prestação de cuidados de saúde oral.
Explicou que a saúde oral, além de melhorar a qualidade de vida, previne doenças e problemas bucais, como cáries, mau hálito e até perda dos dentes.
Disse que a maioria dos pacientes atendidos no Sal apresenta bastante cárie, muitos dentes em estado final, cuja solução é a extração.
“A ideia é postar na prevenção e não na extração… proteger o dente o máximo possível, mas infelizmente temos registado muitos casos de extracção”, lamentou, aconselhando as pessoas a uma boa higiene bucal, promovendo o bem-estar e conforto, prevenir e controlar infecções, incidência de cáries, entre outras situações.
Para o delegado de saúde, José Rui Moreira, trata-se de uma missão importante a nível da saúde oral, e uma “grande oportunidade” de as pessoas, principalmente as com menos posses, cuidarem dos seus dentes, uma vez que a nível público debate-se com alguma carência de médicos dentistas.
“Às vezes, por negligência, as pessoas não vão ao dentista ou também por não terem condições financeiras para ir a uma clínica privada tratar da saúde bucal. Por isso, esta é uma grande oportunidade para as pessoas aproveitarem, e de forma gratuita fazer o seu tratamento”, apelou o médico, desejando atingir uma “massa crítica suficiente”.
Esta missão que se encontra no Sal até terça-feira, 10, segue depois para Boa Vista, com a mesma finalidade.
quadro do projecto da Criolas Unidas o objectivo da missão é chegar a todas as ilhas do País, tendo-se já deslocado a maior parte delas, faltando apenas São Nicolau e Brava, devendo estas ser cumpridas no próximo ano, conforme espera Tina Cardoso.
Inforpress/Fim
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.