Terminou a 19 de novembro 2023, na Diocese de Saint-Louis, no Senegal, a Assembleia da Conferência Episcopal Inter-territorial do Senegal, Mauritânia, Guiné Bissau e Cabo Verde. Em preparação uma Carta Pastoral sobre o Papel dos Leigos na Igreja e na Sociedade.
Rádio Nova de Maria – Cabo Verde
Nesta Sessão Ordinária de 2023-24 participaram os Bispos de Santiago e do Mindelo, Dom Arlindo Gomes Furtado e Dom Ildo Lopes Fortes, respetivamente.
Após o primeiro dia de recolecção espiritual e partilha sobre a vida das diferentes dioceses pertencentes à Conferência Episcopal, diversos dossiers fizeram parte da agenda de trabalho, nomeadamente: o Sínodo dos Bispos 2021-24, a JMJ Lisboa e a Instalação de um Pólo da Universidade Católica da África Ocidental em Ziguinchor. A sua execução tem apresentado muitas dificuldades, faz saber o Bispo de Mindelo, Dom Ildo Fortes.
Outro assunto que mereceu a atenção dos Bispos foi a avaliação dos problemas existentes na Região do Sahel tais como a emigração forçada e perigosa e a instabilidade políticas nalguns países.
A Sessão deste ano contou ainda com a visita do Núncio Apostólico e do Secretário da Nunciatura Apostólica que partilhou com os Bispos da Conferência alguns assuntos relacionados com a vida da Igreja universal e particularmente nos países da Conferência.
Juntamente com um grupo de leigos, os bispos prepararam uma Carta Pastoral sobre o Papel dos Leigos na Igreja e na Sociedade que este ano substituirá a habitual Exortação para a Quaresma.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.