Retrospetiva/Desporto: 2023 regista inédita estreia da seleção de basquetebol no Mundial e vários títulos mundiais
O ano desportivo fica marcado pela conquista do título mundial do velejador Airton Cozzolino, em kitesurf, e de Wesley Brito, em wing-foil, cujo primeiro circuito mundial realizou-se na praia de Ponta Preta, em Santa Maria.
Ainda no desporto náutico, Cabo Verde acolheu a Regata Ocean Race’2023, a maior do mundo, iniciada em Espanha, tendo como a primeira escala o Porto Grande, em São Vicente.
No fisiculturismo, Lino Rodrigues sagrou-se campeão absoluto e conquistou o tão almejado Pro Card, ao arrecadar os três principais títulos em competição na Diamond Cup de Luxemburgo.
No desporto paralímpico, Marilson Semedo e Heidilene Oliveira alcançaram os mínimos para Paris’2024.
No boxe, a pugilista internacional cabo-verdiana Nancy Moreira sagrou-se campeã d´África e terminou o ano como número 1 do ranking africano e segundo do Mundo.
Em masculino, Admilson Carvalho revalidou no Senegal o título de campeão da Zona II d’África nos 63,5 quilogramas.
No basquetebol, a seleção de Cabo Verde venceu em Luanda a congénere da Costa do Marfim (79-64) em Fevereiro e conseguiu a qualificação inédita para o Mundial, disputada no Japão, onde a equipa nacional inscreveu a primeira vitória de sempre no mundial, ante a Venezuela (81-75).
Ainda no futebol, Cabo Verde garantiu presença no CAN’2024 e, em feminino, a ilha do Sal acolheu o torneio internacional das seleções seniores femininas da UFOA A. Nessa prova, Wânia Moreira foi eleita melhor jogadora do Torneio da UFOA.
Cabo Verde recebeu em Outubro a II edição do Africa Youth Cup em sub-17 masculinos e femininos.
A nível interno, o Palmeira, do Sal, venceu Académica do Mindelo na final do campeonato de Cabo Verde, ao passo que em feminino, Seven Stars venceu Lliana e sagrou-se campeão nacional.
No xadrez, o mestre Mariano Ortega foi bi-campeão Africano de Xadrez da zona 4.2 tetracampeão de Cabo Verde e o presidente da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), Arkady Dvorkovich visitou Cabo Verde.
No voleibol de praia, a seleção cabo-verdiana feminina, constituída pelas irmãs Janice e Ludmila Varela, conquistou o título de campeão da Zona II Africana na final do torneio preliminar de qualificação para Paris’2024.
Na esgrima, o cabo-verdiano residente na França Victor Alvares de Oliveira representou o país no Campeonato do Mundo em Paris (França).
Nas artes marciais, José Luís Monteiro foi campeão Europeu de Jijitsu (IBJJF) em Paris, França, o jovem cabo-verdiano residente nos EUA Matteo Monteiro foi campeão Africano de Luta Livre.
No atletismo, o fundista Samuel Freire conquistou a 33ª Meia Maratona de Setúbal, em Portugal, e no ciclismo, Eliezer Soares venceu a prova nacional num ano marcado pela estreia da selecção no Mundial.
Inforpress
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.