“Cabo Verde é parte da África Ocidental e a sub-região é afetada por questões de segurança, terrorismo, e Cabo Verde é uma exceção”, afirmou o político moçambicano, na Praia, após uma audiência com o Presidente da República, José Maria Neves.
O representante, que participou em São Vicente no Festival da Juventude, elogiou ainda a paz e a estabilidade em Cabo Verde, notando que isso é utilizado para as ações de desenvolvimento que o país está a realizar, e há progressos.
“E eu saudei estes progressos”, frisou o representante, entendendo que o Festival da Juventude é uma oportunidade não só de Cabo Verde partilhar a sua experiência com outros países jovens, mas também de outros jovens, outros países da região conhecerem a sua experiência.
“Tudo isso são ganhos que estão a acontecer e também pensamos que devemos fazer mais pelos jovens”, prosseguiu Leonardo Simão, considerando que se deve abrir mais espaços para que os jovens da sub-região africana possam ter uma maior interação e possam influenciar políticas públicas nacionais, regionais e internacionais.
“É essa a mensagem que eu acabei de resumir, não há uma mensagem específica em relação a isso, mas é de reafirmar o apoio das Nações Unidas nos esforços do país no seu desenvolvimento”, garantiu.
O representante do secretário-geral da ONU, António Guterres, notou que um dos programas que está em bom caminho em Cabo Verde é a previsão ainda este ano da certificação da eliminação do paludismo (malária).
“Esse é um programa concreto que resulta numa combinação de esforços entre a comunidade internacional, por um lado, mas também as autoridades de Cabo Verde, quer ao nível central, quer ao nível dos municípios. Está aí um resultado concreto que vai trazer melhores níveis de vida e de saúde para a população”, perspetivou.
Leonardo Simão está em Cabo Verde no âmbito da sua missão regional com as autoridades dos respetivos países, com o objetivo de estabelecer contactos oficiais sobre temas e questões relacionados com a paz e segurança regionais.
Leia Também: Von der Leyen diz a Guterres que mundo precisa “mais do que nunca” da ONU
Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.