“Rei Charles me pediu para cuidar da Amazônia”, diz Lula – DW – 06/05/2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (06/05) em Londres, onde participou da coroação do rei Charles 3º, que o monarca britânico demonstrou preocupação com a Floresta Amazônica em uma breve conversa que os dois tiveram.

“A primeira coisa que o rei disse para mim foi para cuidar da Amazônia”, disse o líder brasileiro em pronunciamento à imprensa após a cerimônia. “E eu falei: ‘Eu preciso de ajuda, não é só a nossa vontade. Eu preciso de ajuda e de muitos recursos'”, completou.

Conhecido defensor do meio ambiente, Charles visitou a Amazônia brasileira em duas ocasiões antes de se tornar rei, em 1978 e em 2009.

Neste sábado, Lula foi um entre as dezenas de chefes de Estado estrangeiros que compareceram à cerimônia de coroação do rei na capital do Reino Unido. No dia anterior, ele conversou com o monarca britânico durante uma recepção com cerca de mil convidados no Palácio de Buckingham.

“Países ricos têm débito”

Em seu pronunciamento após a coroação, Lula voltou a cobrar os países desenvolvidos a apoiarem as nações em desenvolvimento e financiarem ações de combate à mudança climática em todo o mundo.

 “Desde a COP 15, que eu participei quando era presidente em 2009, os países ricos prometem dinheiro, prometem fundo. Mas a verdade é que esse fundo de 100 bilhões de dólares nunca aparece”, disse, referindo-se aos repasses anuais previstos no Acordo de Paris.

“Os países ricos, que já destruíram suas florestas porque se industrializaram há 200 anos, precisam compreender que eles têm um débito na emissão de gás carbônico. E, portanto, têm que adiantar recurso, pagando essa dívida, para que a gente possa preservar nossa floresta.”

O presidente afirmou ainda que, em agosto, haverá o primeiro encontro de líderes de países amazônicos da América do Sul, a fim de discutir uma agenda comum de preservação da floresta.

“É preciso que a gente tome uma decisão comum. Porque não adianta o Brasil preservar só a nossa [floresta], que nós vamos preservar. Nós vamos cumprir a promessa que fizemos de acabar com o desmatamento até 2030. Isso é uma questão de honra”, declarou Lula.

Ele disse ainda que vai convidar o presidente da França, Emmanuel Macron, para participar das conversas em agosto, devido à Guiana Francesa, que tem parte da Amazônia em seu território.

Encontro com premiê britânico

A declaração de Lula veio um dia depois de ele se encontrar com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, que anunciou que seu país vai contribuir para o Fundo Amazônia. Segundo o governo brasileiro, o repasse deve envolver 80 milhões de libras (R$ 500 milhões).

“Temos muitos interesses em comum, seja reforçar a relação comercial e econômica, mas também combater as alterações climáticas”, afirmou Sunak.

O premiê britânico disse ainda que a entrada do Reino Unido no Fundo Amazônia é um “reconhecimento ao trabalho e liderança” de Lula no tema da preservação ambiental, descreveu o governo brasileiro.

Criado em 2009, o Fundo Amazônia conta com valores originalmente enviados pela Alemanha e Noruega, que recentemente retomaram o programa de preservação, após uma série de mudanças unilaterais promovidas durante o governo Bolsonaro ter levado à paralisação do fundo.

Nos últimos 15 anos, os dois países europeus canalizaram mais de R$ 3 bilhões para o Fundo Amazônia.

Retomada das relações

Na sexta-feira, na troca inicial de palavras na chegada à residência oficial do primeiro-ministro britânico, o presidente brasileiro disse que, além de ter viajado para assistir à coroação do rei, também queria “restabelecer a normalidade nas relações entre o Brasil e o Reino Unido”.

“Esse nosso encontro é a retomada da relação do Brasil com o mundo. O Brasil ficou isolado durante quase praticamente seis anos e nós queremos retomar uma discussão comercial porque acho que há uma possibilidade enorme de crescer”, afirmou Lula na sexta.

Esse foi o primeiro encontro entre Sunak e Lula. Os dois líderes já haviam conversado por telefone em dezembro, antes da posse do atual presidente brasileiro.

ek (Agência Brasil, ots)

A coroação do rei Charles 3º em imagens

Monarca britânico é oficialmente coroado na Abadia de Westminster. Veja fotos da cerimônia, que contou com mais de 2.000 convidados.

Foto: Yui Mok/PA/AP/picture alliance

O rei Charles 3º foi oficialmente coroado monarca britânico neste sábado (06/05). A pesada Coroa de Santo Eduardo foi colocada em sua cabeça pelo arcebispo da Cantuária.

Foto: Jonathan Brady/PA/REUTERS

A coroa de ouro maciço é carregada durante a cerimônia. Confeccionada para a coroação de Charles 2º em 1661, ela só pode ser usada para coroar um novo monarca britânico.

Foto: Kirsty Wigglesworth/REUTERS

A Coroa de Santo Eduardo foi usada pela última vez há 70 anos, durante a coroação da rainha Elizabeth 2ª, mãe de Charles 3º, em 1953.

Foto: Yui Mok/PA/AP/picture alliance

O rei Charles 3º e a rainha consorte Camilla à espera de suas coroas. Ele já é rei desde a morte da mãe, em 8 de setembro de 2022. A coroação apenas simboliza sua posse oficial no cargo.

Foto: Yui Mok/PA/AP/picture alliance

Charles caminha pela Abadia de Westminster durante a cerimônia. Atrás dele está seu neto George, filho do príncipe William e de Kate Middleton.

Foto: Aaron Chown/REUTERS

A Abadia de Westminster tem sido palco da coroação de monarcas britânicos desde 1066. Na mesma igreja, em setembro, realizou-se um funeral de Estado para a rainha Elizabeth 2ª.

Foto: Gareth Cattermole/Getty Images

A cerimônia de coroação foi precedida por um cortejo que começou no Palácio de Buckingham e terminou na Abadia de Westminster.

Foto: Jordan Pettitt/empics/picture alliance

Charles e Camilla fizeram a rota entre sua residência oficial e a igreja onde foram coroados dentro de uma pomposa carruagem de seis cavalos, chamada Diamond Jubilee State Coach.

Foto: Clodagh Kilcoyne/REUTERS

Representantes de mais de 200 países

Mais de 2.300 convidados confirmaram presença para a cerimônia na abadia em Londres. Estiveram presentes representantes de 203 países, entre eles cerca de 100 chefes de Estado, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Foto: Phil Noble/PA/dpa/picture alliance

O cantor Nick Cave foi um dos muitos artistas e celebridades convidados para a coroação.

Foto: Jane Barlow/PA/AP/picture alliance

O príncipe William, herdeiro do trono britânico, sua mulher, Kate Middleton, princesa de Gales, e seus dois filhos mais novos, príncipe Louis e princesa Charlotte, chamaram atenção na cerimônia.

Foto: Andrew Milligan/PA/AP/picture alliance

O príncipe Harry, duque de Sussex, compareceu ao serviço religioso na Abadia de Westminster, mas não esteve ao lado da família real na sacada do Palácio de Buckingham após a coroação.

Foto: Andy Stenning/REUTERS

Tradicional momento na sacada

A reunião da família real na sacada do Palácio de Buckingham após a coroação é um dos momentos mais icônicos em cerimônias do tipo.

Foto: Leon Neal/AP Photo/picture alliance

Já coroados, rei Charles e rainha Camilla fazem saudação ao público da sacada do palácio.

Foto: Frank Augstein/AP/picture alliance

Ao todo, mais de 7.000 militares participaram das atividades cerimoniais neste sábado.

Foto: Markus Schreiber/AP/picture allaince

Os soldados incluíam membros do Exército, da Marinha Real e da Força Aérea Real.

Foto: Violeta Santos Moura/Reuters/AP/picture alliance

Dezenas de milhares de fãs foram às ruas de Londres acompanhar a cerimônia de coroação do rei.

Foto: Kevin Coombs/REUTERS

Mas nem todos são fãs da família real. Manifestantes também saíram às ruas carregando cartazes que pediam, por exemplo, a abolição da monarquia.

Foto: Piroschka van de Wouw/AP/picture alliance

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.