Projeto de Starup moçambicana premiada numa competição em Macau

A Maktub, uma startup moçambicana criada por Neide Ussiana e Sidney Mouga foi distinguida como “Startup Com Maior Impacto” na competição 929 Challenge, um evento co-organizado pelo Fórum Macau com universidades e diversas outras entidades, visando desenvolver a criação de ideias de negócios que liguem a China e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A ideia premiada dos dois jovens empreendedores de Moçambique consiste na utilização eficiente e sustentável de resíduos. A partir da reutilização de produtos agrícolas desperdiçados, nasceu um projeto sustentável a pensar na saúde menstrual de milhões de mulheres que trabalham no mundo rural moçambicano.

Em declarações à publicação E&M, Neide Ussiana e Sidney Mouga referem que o projeto propõe aproveitar os resíduos agrícolas de determinadas culturas, pensando numa forma de ajudar as mulheres e raparigas em idade reprodutiva. A falta de recursos financeiros e a escassez de acesso à informação faz com que milhões de mulheres moçambicanas que vivem nas zonas rurais não consigam adquirir produtos de higienização, quando se encontram no seu período menstrual. “Pensámos numa solução que mantivesse a dignidade, mas que fosse de baixo custo, fácil acesso e menor impacto ambiental, tendo em conta que desperdícios criam poluição”, detalhou Sidney. Resolve-se um problema social, no âmbito da saúde reprodutiva, promove-se a igualdade de género e a preservação do ambiente.

Os absorventes são produzidos com base em produtos específicos de culturas agrícolas. “Trata-se de material que muitas vezes é descartado das plantas. Por isso, atacámos essa componente dos resíduos para produzir um material biodegradável”, esclareceu Sidney Mouga. A estratégia consiste em produzir absorventes localmente e tentar manter o custo ao nível mais baixo possível. “Obviamente, temos também como estratégia interagir com organizações não-governamentais (ONG) e programas ligados à saúde sexual e reprodutiva”, concluiu o empreendedor.

A Maktub foi a única empresa africana a receber uma distinção, entre as 290 equipas a concurso na terceira edição do 929 Challenge.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.