Projeto apoiado pelo The Town em comunidade em SP prevê ações de revitalização e capacitação | Jornal Nacional

Festival The Town mistura música com solidariedade

Faltam menos de dois meses para o The Town. Mas o festival já está fazendo história em uma favela na Zona Leste de São Paulo.

A chave nas mãos é o começo de uma nova história para a dona de casa Mercedes Silva.

“Senti uma emoção muito grande. Porque eu nunca esperancei. Uma pia bonita, com gabinete que eu não tinha. Banheiro… Está bem ajeitadinho”, comemora.

Aos 62 anos, ela saiu de um barraco de madeira para uma casa com sala, quarto, cozinha e banheiro. A transformação na Favela do Haiti, na Zona Leste de São Paulo, começou no fim de 2022, com o projeto Favela 3D, da ONG Gerando Falcões.

Criada para dar acesso à internet, educação, trabalho e moradia, a iniciativa já contava com o apoio de empresas e da Prefeitura de São Paulo, e ganhou o reforço do festival de música The Town, que estreia na capital paulista em setembro.

“A música fala com todo mundo, com todas as classes sociais, e emociona. Isso, para mim, é uma oportunidade. Fazer o bem é uma oportunidade”, afirma Roberto Medina, idealizador do The Town.

O projeto vai atender 290 famílias da comunidade. A casa da Mercedes foi a primeira. Outras 115 serão reformadas ou pintadas. Além disso, metade da rede de esgoto já foi feita, e a água encanada está começando a chegar. Até o fim de 2024, a meta é quase zerar o desemprego na favela e colocar todas as crianças na escola.

“O contrário de pobreza para a gente não é riqueza. O contrário de pobreza para a gente é dignidade. E a Favela 3D tem como missão transformar a pobreza da favela em uma coisa de museu antes de Marte ser colonizada. A gente pode fazer isso juntando poder público, iniciativa privada e a comunidade local em um esforço de cooperação conjunta”, diz Edu Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões.

Mercedes só se muda no fim da semana, mas já recebeu as primeiras visitas. Ludmilla e Criolo, duas das atrações do The Town, festival que une música e solidariedade.

“Eu acho que o grande desejo é fazer com que as pessoas vejam que é possível e que vai para além do sonho, esse gesto”, diz o cantor Criolo.

“Fazer parte desse projeto, para mim, está sendo muito bom porque acho que a gente, como artista, tem que entender nosso propósito no mundo. Dá para a gente ajudar a humanidade para além da música”, afirma a cantora Ludmilla.

O festival The Town será nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.