Portugal vai comparticipar com mais 2 milhões de euros ao financiamento e transição energética em Cabo Verde. O Ministro cabo-verdiano da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva afirma que este acordo com Portugal vai permitir a poupança de 4 toneladas de combustível para a produção de água.
Publicado a:
1 min
Foi acordada uma adenda de mais dois milhões de euros ao memorando sobre a reconversão da dívida de Cabo Verde para com Portugal.
O arquipélago vai poder reduzir custos de produção de água, importação de combustíveis e emissão de carbono e ainda aumentar a produção de electricidade através de energias renováveis, disse o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.
Produzir cerca de 18 gigawatts de electricidade/ano, com isto, vamos poder reduzir a importação de combustível na ordem das 4 mil toneladas de combustível/ano e também vamos poder reduzir 13 mil toneladas de carbono ao ano em termos de redução da emissão.
Como avançou ainda o governante, o projecto “diz respeito à produção de energia solar, portanto, energias renováveis, para a injecção na rede e também para reduzir os custos da produção da água. Não só da água para consumo, mas também para a agricultura.
O projecto de reforço da capacidade de produção de energia fotovoltáica para produção e mobilização de água no país, deve ser implementado em dois anos.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.