Portugal apurou-se para os oitavos de final do Europeu, após vitória na ‘negra’ sobre a Turquia
• Foto: CEV
Portugal qualificou-se ontem para os oitavos de final do Europeu, ao vencer, por 3-2, a Turquia, em jogo do Grupo D, realizado em Telavive, Israel. Foi uma partida emocionante e de muito sofrimento, ganho na ‘negra’, mas mesmo se as quinas perdessem pela diferença mínima teriam a passagem assegurada.
Com esta vitória, a equipa comandada por João José selou já o 2º lugar e terá nos ‘oitavos’ (fase a eliminar) três hipóteses como adversários: Croácia, Bulgária ou Espanha, que só hoje concluem também a respetiva série.
Quanto ao desafio com os vencedores da Golden League, Portugal vingou-se da eliminação da final four dessa competição, entrando muito bem na partida, com ascendente no final do 1º set, graças ao potente serviço de Alexandre Ferreira (24 pontos), com 2 pontos decisivos nas diferenças. A Turquia reagiu e passou para a frente, ao dominar os dois sets seguintes (25-21 e 25-15), aproveitando a falta de agressividade e os erros da Seleção Nacional.
Mas Portugal voltou ao jogo e empatou-o, sem antes passar por novo sofrimento, pois foi novamente nas diferenças que se decidiu o 4º parcial (28-26), desta vez com Lourenço Martins (23) a fechar a contenda, depois dos portugueses salvarem dois match points. Com este triunfo (soma de 1 ponto), Portugal garantia desde logo o apuramento para os ‘oitavos’, mas foi mais longe ao vencer também a ‘negra’, onde esteve quase sempre na frente, colocou pressão no adversário (15-13).
“Prontos para voltar a ganhar”
Lourenço Martins foi um dos atacantes em destaque na Seleção, com 23 pontos (62% de eficácia), tendo entre os quais ganho dois blocos. O Zona 4 dos franceses do Saint-Nazaire, de 26 anos, ficou feliz com o desfecho do duelo com a Turquia: “Estamos muito felizes. Temos perdido nos detalhes com esta selecção e hoje [ontem] vencemo-la porque estivemos melhores nos momentos decisivos.”
O atacante está confiante na passagem aos quartos de final na próxima eliminatória: “Ainda não sabemos qual é o adversário que vamos enfrentar nos oitavos de final, mas estamos prontos para lutar pela vitória.”
João José fala em “objetivos cumpridos”
Para o selecionador, os objetivos estão cumpridos. “O primeiro está alcançado, que era passar à próxima fase. O segundo também, porque ficámos no 2º lugar e apanhámos o 3º da Pool B, que teoricamente nos será mais favorável, se bem que apenas no plano teórico, pois partir daqui, como é a eliminar, todos jogam para ganhar e é para isso que temos de estar preparados”, frisou João José.
Portugal qualificou-se ontem para os oitavos de final do Europeu, ao vencer, por 3-2, a Turquia, em jogo do Grupo D, realizado em Telavive, Israel. Foi uma partida emocionante e de muito sofrimento, ganho na ‘negra’, mas mesmo se as quinas …
Por Alexandre Reis
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.