Portugal regista 43 novos casos em apenas um mês – Executive Digest

No mês de outubro, Portugal registou pelo menos 43 novos casos de Mpox face ao mês anterior. De acordo com o balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS), publicado esta quinta-feira, conta-se um total de 1134 casos confirmados entre 3 de maio de 2022 e final de outubro deste ano. Entres os casos, há a registar uma morte por Mpox, ocorrida em janeiro.

“Em junho de 2023, foi identificado um novo surto, após cerca de 3 meses sem casos reportados”, recorda a DGS no relatório mensal, sendo que no novo surto que se iniciou este verão, entre 1 de junho, e até 31 de outubro, já contabilizava 181 casos confirmados em laboratório.

Em média, segundo as autoridades de saúde, tem sido confirmados “10 novos casos por semana nas últimas semanas”.

“Reforça-se a necessidade dos profissionais de saúde e da sociedade civil moverem os seus esforços na deteção precoce de novos casos, o isolamento (evicção de contacto físico íntimo) de infetados durante o período de contagiosidade e a vacinação com duas doses num intervalo de 28 dias de grupos elegíveis, inclusive por autoproposta”, alerta a DGS em comunicado.

As autoridades de saúde reforçam o apelo para a vacinação contra a doença, listando os vários locais onde está disponível.

Sobre o novo surto, a DGS explica que “quase totalidade dos casos são do sexo masculino (2 casos do sexo feminino), com idade compreendida entre os 19 e os 55 anos (mediana 32) e maioritariamente residentes na Região de Lisboa e Vale do Tejo (70%; Região Norte: 26%; Região Autónoma da Madeira: 2,3%; Região Centro: 1,1%). Dos 18 casos confirmados, 139 (79%, ocorreram em homens que tiveram relações sexuais com homens.


Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.