Portugal: Cabo-verdianos e amigos de Cabo Verde reúnem-se em Lisboa para celebrar o 48º aniversário da Independência Nacional

O evento cultural promovido pela Embaixada de Cabo Verde em Portugal e que aconteceu esta tarde/noite, teve atuações do grupo de batuque “Freireanas Guerreiras” e do grupo coral “Voz de Terra”, e contou com a presença dos elementos dos Bulimundo que se encontram a fazer uma digressão pela Europa no âmbito do seu 45º aniversário.

Ao intervir durante a cerimónia, o embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, sandou de “forma especial” os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), em especial a Guiné-Bissau, pelos “motivos que todos conhecem”.

“Hoje, 48 anos volvidos, vamos trilhando os nossos caminhos e enfrentando novos desafios (…). Temos um antigo inimigo que tende em crer em ficar: a seca, que nos fortaleceu para a resiliência”, frisou o embaixador.

Eurico Monteiro enumerou os desafios que Cabo Verde tem enfrentado ao longo dessas décadas de independência e que tem sabido enfrentar, sem esquecer os atuais, como o emprego, o rendimento, a qualidade de vida, a transição energética, a transição digital, entre outros, sublinhando que apesar de ser um processo difícil, que com “a enorme vontade de crescer, é possível vencer”.

O embaixador de Cabo Verde em Portugal lembrou a presença no evento dos representantes dos grupos que “levantaram bem alto a bandeira da identidade cultural” de Cabo Verde, os Bulimundo, fundado em 1978 e que “marcou decisivamente a história da música cabo-verdiana”.

O evento cultural também contou com a presença do deputado do Movimento para a Democracia (MpD, no poder) para a Europa, Jaime Monteiro.

Ao longo deste mês de julho, a embaixada e o CCCV têm programado um conjunto de atividades para assinalar o 48º aniversário da Independência Nacional, que arrancaram no dia 01, com exposições, música, roda de conversa e apresentação de livros.

Para além disso, a embaixada também é parceira em várias actividades comemorativas alusivas a 05 de Julho, organizadas pelas organizações cabo-verdianas em várias cidades de Portugal.

Inforpress/Fim

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.