Na quinta-feira (21), em Guairaçá (PR), o 2º Dia de Campo Mandioca da Cocamar Cooperativa Agroindustrial vai contar com palestras de Marcelo Ribeiro Romano e Rudiney Ringenberg, pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária. Atuantes no campo avançado da Unidade sediado no Centro-Sul, os engenheiros-agrônomos vão falar, respectivamente, sobre o cultivo de mandioca em faixas e variedades de mesa da Embrapa, e sobre variedades da Embrapa para uso industrial. Com programação técnica sob responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e da Embrapa Mandioca e Fruticultura, o dia de campo vai acontecer na Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) da Cocamar em Guairaçá, município da região de Paranavaí (PR). A expectativa da cooperativa é que cerca de 300 produtores e técnicos participem do evento — a mandiocultura é uma das principais atividades do noroeste do estado. A cultura da mandioca no Paraná O Paraná é o maior produtor nacional de mandioca para a indústria, concentrando um grande complexo industrial relacionado à produção de fécula, farinha e polvilho azedo. Em 2022, de acordo com dados do Centro Tecnológico da Mandioca (Cetem), 42 fecularias produziram 2,9 milhões de toneladas para a indústria e a produção de mandioca de mesa chegou perto de 400 mil toneladas. Para ficar mais próxima à cadeia produtiva, desde 2009 a Embrapa Mandioca e Fruticultura implantou um campo avançado na região, com a presença de pesquisadores que puderam ampliar os conhecimentos da realidade local, divulgar melhor as tecnologias da Empresa, instalar experimentos em propriedades parceiras e atender melhor às demandas dos produtores da região. Como resultado desse relacionamento, a Embrapa já lançou duas variedades de mandioca para a indústria, com alto rendimento de amido, a BRS CS01 e a BRS 420, e três variedades de mesa com polpa amarela, a BRS 429, BRS 396 e BRS 399.
Na quinta-feira (21), em Guairaçá (PR), o 2º Dia de Campo Mandioca da Cocamar Cooperativa Agroindustrial vai contar com palestras de Marcelo Ribeiro Romano e Rudiney Ringenberg, pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária.
Atuantes no campo avançado da Unidade sediado no Centro-Sul, os engenheiros-agrônomos vão falar, respectivamente, sobre o cultivo de mandioca em faixas e variedades de mesa da Embrapa, e sobre variedades da Embrapa para uso industrial.
Com programação técnica sob responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e da Embrapa Mandioca e Fruticultura, o dia de campo vai acontecer na Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) da Cocamar em Guairaçá, município da região de Paranavaí (PR). A expectativa da cooperativa é que cerca de 300 produtores e técnicos participem do evento — a mandiocultura é uma das principais atividades do noroeste do estado.
A cultura da mandioca no Paraná
O Paraná é o maior produtor nacional de mandioca para a indústria, concentrando um grande complexo industrial relacionado à produção de fécula, farinha e polvilho azedo. Em 2022, de acordo com dados do Centro Tecnológico da Mandioca (Cetem), 42 fecularias produziram 2,9 milhões de toneladas para a indústria e a produção de mandioca de mesa chegou perto de 400 mil toneladas.
Para ficar mais próxima à cadeia produtiva, desde 2009 a Embrapa Mandioca e Fruticultura implantou um campo avançado na região, com a presença de pesquisadores que puderam ampliar os conhecimentos da realidade local, divulgar melhor as tecnologias da Empresa, instalar experimentos em propriedades parceiras e atender melhor às demandas dos produtores da região. Como resultado desse relacionamento, a Embrapa já lançou duas variedades de mandioca para a indústria, com alto rendimento de amido, a BRS CS01 e a BRS 420, e três variedades de mesa com polpa amarela, a BRS 429, BRS 396 e BRS 399.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.