Pesque e solte é liberado nos rios Paraguai e Paraná a partir desta quinta-feira – Meio Ambiente

Período de defeso, no entanto, segue vigente até dia 28 de fevereiro em todo Mato Grosso do Sul

Pescadores em barco na bacia do Rio Paraguai, no município de Corumbá. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A modalidade amadora de pesque e solte será liberada nas calhas dos rios Paraguai e Paraná a partir desta quinta-feira (1º), informa a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul).

O retorno é determinado pelo Decreto Estadual de nº 15.166/2019. Assim, o pescador pode fisgar o peixe usando anzóis lisos e deve devolvê-lo imediatamente à água para garantir sua sobrevivência. Mas é preciso ter uma Autorização Ambiental para a Pesca Amadora, que deve ser obtida clicando aqui.

O período de defeso das espécies, entretanto, continua vigente em todo Estado até dia 28 de fevereiro. Nesse ínterim, nenhum peixe pode ser retirado dos rios, a não ser nas exceções previstas na lei.

O desrespeito à legislação pode levar os pescadores a serem detidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para lavratura do auto de prisão em flagrante, podendo, se condenados, pegar pena de um a três anos de detenção. Além do mais, terão todo o material de pesca, motor de popa, barcos e veículos utilizados na pescaria, apreendidos, além de serem multados administrativamente.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.