Notícias da Ucrânia – ao vivo: Zelensky condena a presidência da Rússia no Conselho de Segurança da ONU como ‘absurda’

Vídeo relacionado: Rússia prende jornalista dos EUA por acusações de espionagem

Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, atacou no início da presidência do Conselho de Segurança da ONU por um mês, chamando a medida de “absurda e destrutiva”.

A Rússia assumiu a presidência mensal dos 15 membros do Conselho de Segurança da ONU a partir de sábado, apesar do fato de Vladimir Putin ter sido acusado de crimes de guerra e ter recebido um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional.

“É difícil imaginar algo mais evidente que comprove a falência total de tais instituições”, disse Zelensky.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, também disse que o mandato da Rússia foi “um tapa na cara da comunidade internacional”.

“Peço aos atuais membros do CSNU que impeçam qualquer tentativa russa de abusar de sua presidência”, disse ele no Twitter, chamando a Rússia de “um fora da lei no CSNU”.

Anteriormente, a presidência da Rússia também foi criticada pelos EUA.

“Um país que viola flagrantemente a Carta da ONU e invade seu vizinho não tem lugar no Conselho de Segurança da ONU”, disse a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, na sexta-feira.

1680423454

Zelensky condena a presidência da Rússia no Conselho de Segurança da ONU como ‘absurda e destrutiva’

Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, atacou no início da presidência da Rússia no Conselho de Segurança da ONU, chamando a medida de “absurda e destrutiva”.

A Rússia assumiu a presidência mensal dos 15 membros do Conselho de Segurança da ONU a partir de sábado, apesar do fato de Vladimir Putin ter sido acusado de crimes de guerra e ter recebido um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional.

“É difícil imaginar algo mais evidente que comprove a falência total de tais instituições”, disse Zelensky.

(AP)

Maryam Zakir-Hussain2 de abril de 2023 09:17

1680429630

Ucrânia diz que pelo menos três mortos e seis feridos em bombardeio russo no leste do país

Pelo menos três civis foram mortos e seis ficaram feridos no bombardeio russo de Kostiantynivka, no leste da Ucrânia, na manhã de domingo, disse uma autoridade ucraniana de alto escalão.

Kostiantynivka, lar de cerca de 70.000 pessoas antes da guerra, fica a apenas 20 km (12,5 milhas) a oeste de Bakhmut, o epicentro da luta por pelo menos oito meses enquanto as forças russas tentam capturar a cidade.

“Os russos realizaram bombardeios maciços na cidade de Kostiantynivka”, disse Andriy Yermak, chefe de gabinete do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy, no aplicativo de mensagens Telegram.

Uma foto publicada por Yermak mostrou a destruição parcial de edifícios e crateras por explosões.

A Reuters não pôde verificar de forma independente a autenticidade das fotos e o número de vítimas.

Maryam Zakir-Hussain2 de abril de 2023 11:00

1680427815

Mandado de crimes de guerra contra Putin pode complicar a paz na Ucrânia

Um mandado de prisão internacional para o presidente russo, Vladimir Putin, aumenta a perspectiva de o homem cujo país invadiu a Ucrânia enfrentar a justiça, mas complica os esforços para acabar com a guerra nas negociações de paz.

“O mandado de prisão de Putin pode minar os esforços para chegar a um acordo de paz na Ucrânia”, disse Daniel Krcmaric, professor associado de ciência política da Northwestern University, à Associated Press.

Alexander Baunov, analista do Carnegie Endowment, observou que o mandado de prisão contra Putin equivalia a “um convite à elite russa para abandonar Putin” que poderia corroer seu apoio.

Grupos de direitos humanos receberam bem o mandado do TPI, mas apelaram para a necessidade de se concentrar em iniciativas semelhantes de justiça em outros lugares também.

“O mandado do TPI para Putin reflete um esforço de justiça multifacetado e em evolução que é necessário em outras partes do mundo”, disse o diretor associado de justiça internacional da Human Rights Watch, Balkees Jarrah, em comunicado.

“Iniciativas de justiça semelhantes são necessárias em outros lugares para garantir que os direitos das vítimas globalmente – seja no Afeganistão, Etiópia, Mianmar ou Palestina – sejam respeitados.”

(Sputnik)

Sravasti Dasgupta2 de abril de 2023 10:30

1680426015

Rússia falha em atingir meta de tomar Donbass até o final de março

O Instituto de Estudos da Guerra disse que a ofensiva de inverno da Rússia não conseguiu atingir o objetivo de tomar Donbass, na Ucrânia.

O Kremlin estabeleceu a meta de capturar Donbass, compreendendo os oblasts de Donetsk e Luhansk, até 31 de março.

Sravasti Dasgupta2 de abril de 2023 10:00

1680424215

ICYMI: Zelensky promete ‘nunca perdoar’ ​​a Rússia pela ocupação de Bucha no aniversário da libertação

O presidente Volodymyr Zelensky disse que a Ucrânia nunca perdoará as tropas russas responsáveis ​​pelas atrocidades em Bucha, já que a cidade perto de Kiev marcou o aniversário de sua recaptura após mais de um mês de ocupação.

Sravasti Dasgupta2 de abril de 2023 09:30

1680422415

Wall Street Journal exige libertação imediata de repórter preso na Rússia

O Wall Street Journal exigiu no sábado a libertação imediata de Evan Gershkovich, um correspondente baseado em Moscou que foi preso pelo serviço de segurança da Rússia FSB (Serviço de Segurança Federal) sob suspeita de espionagem.

“O caso de Evan é uma afronta perversa à liberdade de imprensa e deve provocar indignação em todas as pessoas e governos livres em todo o mundo, disse o jornal em comunicado no Twitter.

(Copyright 2023 The Associated Press. Todos os direitos reservados.)

Sravasti Dasgupta2 de abril de 2023 09:00

1680420615

Clérigo ucraniano acusado de glorificar invasão russa recebe prisão domiciliar

Um importante clérigo ucraniano de uma igreja com supostos laços com a Rússia foi condenado à prisão domiciliar no sábado.

A Igreja Ortodoxa Ucraniana (UOC) está enfrentando uma repressão do governo por ser pró-Rússia e colaborar com Moscou, uma acusação que a igreja nega.

Em um comunicado, o UOC disse que um tribunal de Kiev também ordenou que o metropolita Pavlo usasse uma pulseira eletrônica.

As agências de notícias Interfax Ucrânia e Ukrinform disseram que ele recebeu 60 dias de prisão domiciliar.

“Eu não fiz nada. Acredito que esta é uma ordem política”, disse o clérigo a repórteres após a decisão.

FILE-Ativistas ucranianos discutem com fiéis da Igreja Ortodoxa Ucraniana que bloqueiam a porta de um prédio para impedir a entrada de autoridades ucranianas

(Imagens Getty)

Sravasti Dasgupta2 de abril de 2023 08:30

1680418815

Longe de casa, mas não da guerra – as mulheres ucranianas forçadas a fugir

Quase 8 milhões de ucranianos fugiram de sua terra natal desde que a Rússia lançou uma invasão em grande escala de seu vizinho em 24 de fevereiro de 2022.

A maioria desses refugiados são mulheres e crianças, já que a maioria dos homens ucranianos entre 18 e 60 anos recebeu ordens de ficar e lutar.

Sravasti Dasgupta2 de abril de 2023 08:00

1680417015

Guerra já matou 262 atletas ucranianos, diz ministro do Esporte

A guerra da Rússia contra a Ucrânia matou 262 atletas ucranianos e destruiu 363 instalações esportivas, disse o ministro do Esporte do país, Vadym Huttsait, no sábado.

O ministro disse que nenhum atleta da Rússia deve ser permitido nas Olimpíadas ou outras competições esportivas.

“Todos eles apóiam esta guerra e participam de eventos realizados em apoio a esta guerra”, disse ele, de acordo com uma transcrição do site do presidente Volodymyr Zelensky.

A Ucrânia disse na sexta-feira que seus atletas não poderão participar de eventos de qualificação para os Jogos de 2024 se tiverem que competir contra os russos.

O Comitê Olímpico Internacional recomendou o retorno gradual de atletas russos e bielorrussos às competições internacionais como neutros e criticou a decisão da Ucrânia.

ARQUIVO – Vadym Huttsait, Ministro da Juventude e Esportes da Ucrânia

(Copyright 2023 The Associated Press. Todos os direitos reservados.)

Sravasti Dasgupta2 de abril de 2023 07:30

1680415215

Rússia torna-se presidente do Conselho de Segurança da ONU apesar da invasão da Ucrânia

A Rússia assumiu a presidência do Conselho de Segurança da ONU, apesar da invasão da Ucrânia.

A Rússia substituiu Moçambique no sábado, 1 de abril, apesar dos protestos da Ucrânia que exortaram os membros a bloquear a mudança.

Cerca de 50 ucranianos protestaram em frente ao escritório da ONU em Bruxelas na tarde de sábado, agitando uma mistura de bandeiras ucranianas e da UE.

Sravasti Dasgupta2 de abril de 2023 07:00


Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.