No Pantanal de MS, rio Paraguai atinge maior nível em 3 anos, mas pesquisador alerta: ‘cheia é improvável’ | Mato Grosso do Sul

O rio Paraguai, em Corumbá, munícipio que fica a 417 quilômetros de Campo Grande, atingiu o maior nível de água dos últimos três anos. Isso aconteceu graças às chuvas que caíram no Mato Grosso.

As chuvas mais fortes no estado vizinho foram registradas entre o fim de 2021 e o começo deste ano. Agora, meses depois, o resultado se vê no volume de água no rio Paraguai, que corta o Pantanal.

Rio Paraguai, em Corumbá, no Pantanal de MS — Foto: Caio Tumelero/TV Morena

Desde 2019 não se via o rio quase cheio. Na manhã desta quarta-feira (27), a régua do 6º Distrito Naval de Ladário registrava 2,13m.

Pesquisador do Serviço Geológico Brasileiro, Marcos Suassuna explica que o nível poderia até ser maior, caso a falta de chuva em anos anteriores não tivesse secado vários lagos e lagoas do Pantanal. Agora, esses locais voltaram a se recuperar.

Conforme Suassuna, o rio vai seguir em recuperação por mais algumas semanas, como indica a movimentação dos camalotes, porém, “é improvável que atinja 4 metros, que é nível de cheia”.

Rio Paraguai, em Corumbá, Pantanal de MS, voltou a encher — Foto: Caio Tumelero/TV Morena

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.