Não vai resistir a este peru no forno com legumes assados e puré de marmelo

Não vai resistir a este peru no forno com legumes assados e puré de marmelo

A nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida dá um toque especial a esta receita tão típica da quadra natalícia.

O peru é um animal típico do continente americano. A primeira vez que foi domesticado foi na região do México, há cerca de mil anos. Um proprietário de terras inglês viajou até lá e voltou para casa com seis perus comprados aos nativos. As aves enormes, com pescoço vermelho, chamaram a atenção e, por isso, vendeu todas em pouco tempo. Tornou-se também o símbolo da celebração americana do “Thanksgiving”, o Dia de Ação de Graças. Apenas a partir do século XX, passou a ser tradição na noite de Consoada, um pouco por todo o mundo, incluindo Portugal.

A nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida apresenta a receita de peru no forno com legumes assados e puré de marmelo. Se nunca provou, saiba que além de delicioso, é um prato mais nutricional e que vai surpreender todos nos almoços e jantares em família. A carne de peru tem baixo teor de gordura, principalmente se for consumida sem pele, logo, é uma carne magra, além de ser rica em vitaminas e fonte de energia. A receita foi pensada para servir entre oito a dez pessoas.

Do que precisa

Peru no forno

— 1 peru inteiro

— Sal e pimenta, q.b.

— 4 folhas de louro

— 6 dentes de alho picados

— 2 colheres de chá de mostarda dijon

— Sumo de 3 limões

— Sumo de 4 laranjas

— 6 colheres de sopa de mel

— 500 mililitros de vinho branco

— 1 malagueta

— Tomilho fresco, q.b.

— 1 fio de azeite (generoso)

Puré de marmelo

— 200 gramas marmelos

— 1 colher de sopa de manteiga

— 6 a 8 colheres de sopa bebida vegetal

— Noz-moscada, q.b.

— Sal e pimenta, q.b.

Legumes no forno

— 2 batatas-doces médias

—  1/2 abóbora manteiga

— 1 pastinaca média

— 150 gramas castanhas congeladas

— 1 fio de azeite

— Sal e pimenta, q.b.

Como se faz

Comece por fazer o peru: numa taça, coloque a mostarda, os alhos picados, o sumo de laranja, o sumo de limão, a malagueta, o vinho branco e o mel. Triture tudo com varinha mágica. Coloque o peru num tabuleiro de ir ao forno. Tempere de ambos os lados com sal, pimenta e louro. Esfregue bem o peru com o tempero. O peru deve ficar com a pele virada para baixo para que seja tostada no final. Regue a carne com o molho que preparou. Tape com papel alumínio e deixe marinar de um dia para o outro.

Ligue o forno a 200 graus, polvilhe alecrim seco e regue um fio generoso de azeite. Leve ao forno tapado com papel alumínio e deixe assar aproximadamente três horas, regando-o com o próprio molho regularmente (com a ajuda de uma seringa de cozinha). No fim, retire o papel alumínio para tostar a pele.

Entretanto, prepare o puré de marmelo: lave muito bem o marmelo, retire a casca, o caroço e corte em pedaços pequenos. Leve um tacho ao lume com os marmelos preparados, junte água, o suficiente para cobrir e deixe cozer até ficar macio. Depois de bem cozido, desligue o lume e triture até obter um creme macio. Adicione a manteiga vegan e a bebida vegetal, uma colher de sopa de cada vez, até obter a consistência desejada. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada e envolva bem. Reserve.

Para a mistura de legumes: lave bem e retire a casca à batata-doce, pastinaca e abóbora. Corte em cubos ou rodelas (como preferir). Disponha num tabuleiro forrado com papel vegetal e adicione as castanhas. Regue com um fio de azeite, tempere com sal e pimenta e leve ao forno a 180 graus por 35 a 40 minutos até estar assado mexendo de vez em quando. Sirva o peru juntamente com o puré de marmelo e os legumes assados no forno.

Carregue na galeria e conheça as dez sobremesas que pode fazer para acompanhar a refeição e recorde o artigo sobre o pasteleiro que reavivou a receita de bolo-rei mais famosa de Setúbal.


Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.