Na Argentina, Zelensky conversa com líderes de Equador, Paraguai e Uruguai e agradece apoio – Jovem Pan
O novo presidente da Argentina, Javier Milei (dir)., é saudado pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, após fazer seu discurso inaugural diante da multidão durante uma cerimônia de posse no Congresso em Buenos Aires em 10 de dezembro de 2023. O economista libertário Javier Milei foi empossado no domingo como presidente da Argentina , depois de uma retumbante vitória eleitoral alimentada pela fúria face à crise económica do país.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, abordou neste domingo, 10, de sua luta contra a invasão russa com os mandatários de Equador, Paraguai e Uruguai durante sua visita à Argentina para comparecer à cerimônia de posse do ultraliberal Javier Milei. “A voz poderosa e unida dos países latino-americanos que apoiam a luta do povo ucraniano pela liberdade e a democracia é muito importante para nós”, disse Zelensky nas redes sociais, depois das reuniões. Tanto Moscou quanto Kiev têm cortejado os países da América-Latina, que estiveram divididos em sua resposta à guerra da Ucrânia. Zelensky disse que estava agradecido com o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, e seu país “por apoiar a soberania e a integridade territorial da Ucrânia”. Elogiou a participação do Uruguai na terceira reunião de assessores estrangeiros sobre a implementação da fórmula ucraniana na negociação de paz, e convidou Equador e Paraguai a se juntarem à iniciativa.
Zelensky falou também com seu par paraguaio, Santiago Peña, a quem “agradeceu o firme apoio à Ucrânia dentro das organizações internacionais”. Por sua vez, no diálogo com o presidente do Equador, Daniel Noboa, o líder ucraniano discutiu as possibilidades de “ampliar a cooperação bilateral”. Os três países sul-americanos votaram a favor de uma resolução da ONU de fevereiro de 2023 que pedia o fim da guerra na Ucrânia. Durante a cerimônia de posse de Milei, Zelensky e novo presidente argentino se cumprimentaram, se abraçaram e trocaram algumas palavras quando o ultraliberal saiu para fazer seu discurso na escadaria do Congresso.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.