Os bombeiros combateram centenas de incêndios florestais na quarta-feira, quando os piores incêndios florestais do início da temporada no Canadá provocaram a evacuação de milhares e um manto de ar esfumaçado pairando sobre as cidades dos Estados Unidos.
Há incêndios em quase todas as províncias e territórios do Canadá, com a província oriental de Quebec entre as mais afetadas. A província, a segunda mais populosa do Canadá, sofreu quatro vezes a média de incêndios florestais em 10 anos até agora este ano.
“Neste momento, com a mão-de-obra que temos, podemos combater cerca de 40 incêndios ao mesmo tempo. Mas temos 150 incêndios, então temos que nos concentrar onde os problemas são mais urgentes”, disse o primeiro-ministro de Quebec, François Legault, a repórteres.
Sul da fronteira, mais de uma dúzia de estados dos EUA estavam sob alertas de qualidade do ar na quarta-feira, quando a fumaça dos incêndios florestais flutuou para o sul, lançando uma palidez cinza opaca sobre o horizonte de Nova York e outras grandes cidades.
Cerca de 520 bombeiros estavam combatendo as chamas com outros 150 vindos do exército para se juntarem em breve, disse Legault. Ele disse esperar que mais 500 cheguem nos próximos dias da província vizinha de New Brunswick, bem como da França, Estados Unidos, Portugal, Espanha e México.
Moradores das cidades de Chibougamau e Ouje-Bougoumou, no norte de Quebec, receberam ordens de evacuação na noite de terça-feira, tornando-se o último grupo de pessoas na província a evacuar suas casas depois que milhares foram forçados a sair na semana passada.
Até agora, cerca de 11.400 pessoas foram evacuadas de partes remotas do norte de Quebec e outras 4.000 serão evacuadas em breve, disse Legault. Com a previsão de chuva insuficiente para Quebec até a próxima semana, as pessoas não devem esperar voltar para casa nos próximos dias, acrescentou.
Um início extraordinariamente precoce e intenso da temporada de incêndios florestais colocou o Canadá no caminho para seu pior ano de destruição por incêndios, já que as condições quentes e secas devem persistir por meses.
Na província vizinha de Ontário, a mais populosa do Canadá, a deterioração da qualidade do ar foi prevista esta semana em cidades como Ottawa e Toronto devido às nuvens de fumaça.
incêndios florestais são comuns nas províncias ocidentais do Canadámas este ano as chamas cresceram rapidamente no leste do país.
Cerca de 3,3 milhões de hectares já foram queimados – cerca de 13 vezes a média de 10 anos – e mais de 120.000 pessoas foram, pelo menos temporariamente, forçadas a deixar suas casas.
FONTE: REUTERS
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.