Mulheres de Areia: 11 motivos e curiosidades para você não perder a reexibição da novela | Mundo de novela

Gloria Pires como Ruth e Raquel em Mulheres de Areia — Foto: TV Globo

Mulheres de Areia foi um novelão exibido originalmente há 30 anos e que marcou gerações e gerações de noveleiros. A trama de Ivani Ribeiro volta à grade de programação da Globo nesta segunda (26), substituindo Chocolate com Pimenta, e aqui a gente lista 11 fatos e curiosidades para você não perder esse clássico da teledramaturgia.

📌Gloria Pires interpreta as gêmeas Ruth e Raquel, a boa e a má, em um trabalho aclamado pela crítica e pelo público.

Segundo o site Memória Globo, para filmar as cenas em que as gêmeas atuavam juntas, o diretor Carlos Magalhães pesquisou a técnica da duplicação de imagem. A inovação foi a junção dessa técnica ao Memory Head, um cabeçote de memória do computador que guarda o movimento de câmera e o reproduz no momento de se utilizar o chromakey, no qual o fundo azul é substituído por outra imagem.

Gloria Pires e a atriz Graziela di Laurentis — Foto: Reprodução: Memória Globo

Gloria também contou com a ajuda da dublê Graziela di Laurentis, que fez a abertura de Anjo Mau, outra novela protagonizada por Gloria Pires.

📌Gloria Pires demorou a aceitar o papel, pois sua filha Antônia estava com 4 meses. Mas sinopse do folhetim a conquistou e ela levou a menina para o trabalho para poder amamentá-la.

Eva Wilma na primeira versão de ‘Mulheres de Areia’ — Foto: Reprodução

📌A trama foi um remake também assinado por Ivani Ribeiro, um mix de duas tramas da autora, Mulheres de Areia (1973) e O Espantalho (1977), exibidas na Tupi e na Record, respectivamente. A primeira versão da novela foi protagonizada por Eva Wilma.

Relembre a abertura de Mulheres de Areia

Mulheres de Areia (1993): Abertura

Bia e Branca Feres com Laura Cardoso, em Mulheres de Areia — Foto: Reprodução/Instagram

Carlos Zara em cena com o personagem Zé Pedro, em Mulheres de Areia — Foto: Reprodução/Memória Globo

📌O ator Carlos Zara, que deu vida a Zé Pedro, pai de Tônia (Andrea Beltrão), interpretou o mocinho Marcos Assunção na primeira versão da novela, papel que coube a Guilherme Fontes em 1993. Carlos Zara era casado com Eva Wilma.

Tonho da Lua é lembrado até hoje e virou meme na era digital — Foto: Reprodução

📌Além da elogiada atuação de Gloria Pires, Tonho da Lua, personagem de Marcos Frota, se destacou na trama e é lembrado até hoje, com muitos memes.

Serafim Gonzalez como Garnizé em Mulheres de Areia — Foto: TV Globo

📌 De acordo com o colunista Nilson Xavier, assim como na versão de 1973 da novela, as esculturas de areia de Tonho da Lua eram feitas pelo ator Serafim Gonzalez, o doutor Moretti, de Mulheres Apaixonadas. No remake, ele contou com a ajuda do filho Daniel para o trabalho manual. Serafim também atuou na trama como o personagem Garnizé.

📌 Diversos países compraram Mulheres de Areia, entre os quais Grécia, Indonésia, Bélgica, Benin, Camarões, Canadá, Chile, Chipre, Coréia, Costa do Marfim, Cuba, Estados Unidos, Espanha, Gabão, Grécia, Hungria, Indonésia, Israel, Líbano, Marrocos, Martinica, Peru, Polônia, Portugal, Rússia, Suíça, Turquia e Venezuela.

📌 A novela contou com participações mais que especiais: Chitãozinho e Xororó, que também tiveram música na trilha sonora; Asa Branca; Paulo Gracindo; e Ingrid Guimarães em início de carreira.

📌 As gravações de praia foram feitas em Tarituba, no litoral fluminense, e mobilizaram o público local, ávido para ver os artistas.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.