Moçambique: Raptado agente económico em Nangade

Foi registado mais um rapto de um agente económico na sede do distrito de Nangade, na província de Cabo Delgado. A informação foi avançada à “Carta de Moçambique” por uma comerciante local, que pediu anonimato. 

O rapto ocorreu na noite de sábado, 14 de janeiro. A fonte disse que a vítima é muito conhecida ao nível de Nangade-sede e que os seus raptores estavam armados, tendo invadido a casa do agente económico. 

Na publicação é mencionado que os raptos são alegadamente protagonizados por agentes da Unidade de Intervenção Rápida (UIR), muitas das vezes sem o conhecimento das tropas estrangeiras. 

Sabe-se ainda que o sequestrado é localmente conhecido por Anassi, no bairro Ndengamade, e que beneficiou no ano passado de um trator no âmbito do Programa Sustenta. Em 2020 a sua viatura e a respetiva mercadoria foram queimadas por terroristas no troço Nangade-Pundanhar. Anassi tem um estabelecimento comercial no mercado central de Nangade-sede. 

A fonte acrescentou que outros comerciantes, que nos últimos dias tentam regressar a Nangade-sede depois de se terem refugiado na Tanzânia, são ameaçados quase diariamente e obrigados a dar dinheiro aos agentes da UIR, alegadamente porque estão associados ao terrorismo.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.