Moçambique: Governador de Cabo Delgado garante haver bom relacionamento entre Gemrock e trabalhadores
O Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, visitou na sexta-feira passada o estaleiro da empresa mineradora Gemrock Mozambique Limitada, no distrito de Ancuabe, e concluiu que há boas relações entre a direcção e os trabalhadores.
Valige Tauabo manifestou este posicionamento pouco depois de interagir com os trabalhadores, enquanto visitava os furos daquela mineradora de rubis, mas, insistiu que o patronato deve priorizar a mão-de-obra local.
A Gemrock emprega 250 trabalhadores, destes 180 são moçambicanos e os outros são oriundos de países como Índia, Reino Unido, África do Sul e outras nacionalidades.
A visita do governador Valige Tauabo aos estaleiros da Gemrock acontece quase um mês depois de alguma imprensa ter noticiado a reclamação dos trabalhadores locais sobre atrasos de salários de pelo cinco meses.
Os trabalhadores queixavam-se igualmente de alegadas situações de racismo e segregação racial entre os moçambicanos e estrangeiros.
O jornal electrónico Moz24h, avançou numa publicação que a Gemrock, apesar de ganhos milionários com rubis, não estava a cumprir com o pagamento dos impostos e responsabilidade social.
O governador Valige Tauabo recomendou à empresa Gemrock que quando iniciar a realização das acções previstas deverá priorizar as comunidades mais próximas da exploração dos Rubis.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.