Ministra Reem Al Hashemy visita o Paraguai durante viagem pela América Latina e Caribe

Uma delegação dos Emirados Árabes Unidos, liderada por Reem bint Ibrahim Al Hashemy, Ministra de Estado da Cooperação Internacional, visitou o Paraguai esta semana.

Durante a visita, no dia 13, Al Hashemy se reuniu com o presidente eleito Santiago Peña, juntamente com autoridades iminentes, para discutir seus novos planos após assumir o cargo em agosto de 2023.

O presidente eleito Peña ofereceu um banquete de café da manhã em homenagem às autoridades dos Emirados, onde a delegação se reuniu com contrapartes relevantes. O banquete contou com a presença de várias empresas dos Emirados Árabes Unidos, como Mubadala, ADIA, Abu Dhabi Fund for Development (ADFD), Masdar, Elite Agro, ADNOC Trading, representantes da COP28, DP World e o Ministério da Economia dos Emirados Árabes Unidos.

A Mesa Redonda de Negócios Emirados Árabes Unidos-Paraguai foi realizada no Ministério da Indústria e Comércio, onde a delegação se reuniu com o Ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Luis Alberto Castiglioni.

Durante seu discurso de abertura, Al Hashemy declarou: “Este Fórum Empresarial serve como mais uma prova da força de nossas relações bilaterais, já que ambos os governos compartilham vontade política, compromisso e esforços bem-sucedidos para elevar ainda mais nossos laços”.

Ela também destacou que, no ano passado, o comércio com o Paraguai aumentou 53%, o que implica em uma oportunidade única de crescimento. “Além disso, todos os acordos legislativos estão em vigor e ratificados para incentivar ainda mais os investimentos.”

A delegação se reuniu com o Ministro das Relações Exteriores, Julio Cesar Arriola Ramírez, para discutir o aprimoramento das relações bilaterais entre os Emirados Árabes Unidos e o Paraguai. Al Hashemy recebeu a Ordem Nacional do Mérito Paraguaio. Ramirez destacou várias vezes a rápida contribuição de vacinas e suprimentos médicos em resposta à pandemia da COVID-19.

Além disso, o presidente Mario Abdo Benitez ofereceu um almoço no palácio presidencial em homenagem à delegação, que contou com a presença de Ramírez, Castiglioni, Oscar Diaz, ministro da Fazenda, Moisés Santiago Bertoni, ministro da Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, José Ávila, embaixador do Paraguai nos Emirados Árabes Unidos, e Saeed Abdullah Al Qamzi, embaixador dos Emirados Árabes Unidos na República Argentina e embaixador não residente na República do Paraguai.

A delegação também se reuniu com Oscar Salomon, presidente do Senado do Paraguai, bem como com a presidente do Comitê de Relações Exteriores, Lilian Samaniego, onde Al Hashemy expressou o apreço dos Emirados Árabes Unidos pela posição do povo do Paraguai em atender aos interesses e prioridades dos Emirados Árabes Unidos.
Além disso, um Memorando de Entendimento sobre Cooperação Técnica e um Memorando de Entendimento para Treinamento Diplomático foram assinados por Al Hashemy e Julio Cesar Arriola Ramírez durante a visita. O memorando prevê a troca de experiência acadêmica entre as duas partes na organização de programas de interesse comum, troca de conhecimento e cooperação para atrair palestrantes internacionais e organizar conferências e workshops conjuntos.

Alejandro Domínguez, presidente da Associação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), e Leila Rachid de Cowles, ex-ministra das Relações Exteriores do Paraguai, receberam Al Hashemy e a delegação dos Emirados Árabes Unidos na CONMEBOL, a associação continental de futebol mais antiga do mundo.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.