Vem aí (muito) frio: massa de ar polar vai chegar a Portugal na próxima semana
A segunda quinzena de novembro vai ser marcada pelas temperaturas baixas. Espera-se, contudo, que os dias sejam secos.
A partir da próxima segunda-feira, 20 de novembro, chega a Portugal uma massa de ar polar, trazendo temperaturas bastante baixas. Segundo a Meteored Portugal, vai ser mesmo uma “mudança radical”.
De acordo com as primeiras previsões, o frio manter-se-á no nosso País durante a segunda quinzena do presente mês. O período mais crítico, contudo, será entre 20 e 27 de novembro, explica Alfredo Graça, geógrafo e especialista da Meteored. A exceção serão os Açores e a Madeira, onde os valores vão ficar acima da média — tal como já é habitual nas ilhas.
Analisando as primeiras previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, podemos ver que na quarta-feira, 22 de novembro, estarão 17 graus — uma descida de cinco graus se compararmos com a atual semana. Já no Porto, os valores deverão ficar-se apenas pelos 16 graus no mesmo dia.
Os especialistas também adiantam que as próximas semanas serão mais estáveis e secas. “Caso a precipitação surja, deverá ficar remetida à Região Norte”, acrescenta Alfredo Graça.
“Para os Açores e para a Madeira avizinha-se uma segunda quinzena mais seca do que o normal. Para os últimos dias do mês em Portugal continental a incerteza na previsão aumenta significativamente, sendo que, com um jato polar mais ondulado, não se pode descartar nenhum cenário, inclusive o do regresso da precipitação”, conclui o especialista.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.