“Maior relógio de sol do mundo” será construído em Houston e terá capacidade de fornecer energia solar para 40 casas | Um só planeta
Descrito como “o maior relógio de sol do mundo” pela Land Art Generator Initiative, que financia o projeto, este gigante será construído na cidade de Houston, no Texas. Além de marcar as horas de acordo com a incidência do sol, o Arco del Tiempo será revestido com painéis fotovoltaicos, com capacidade de gerar 400.000 quilowatts-hora de eletricidade anualmente.
As horas serão marcadas através de uma série de aletas de metal, que serão posicionadas sob o arco – elas serão responsáveis por focar a luz em uma forma elíptica no solo de acordo com a posição do sol. Ainda, a energia solar gerada pelo relógio será capaz de abastecer 40 lares norte-americanos, porém será doada para a instalação cultural Talento Bilingue de Houston, localizada nas proximidades.
Projetado pelo arquiteto Riccardo Mariano, os raios ainda atravessarão esta obra de arte através de aberturas de vidro colorido, que abrangem todo comprimento do teto. Para completar, o público poderá se proteger do sol dentro de sua estrutura. “O Arco del Tiempo contará a hora solar todos os dias e encantará os visitantes com um espetáculo de evolução lenta que une o terrestre e o celestial”, disse o Land Art Generator ao Dezeen.
O Arco del Tiempo servirá como “porta de entrada” para o bairro Second Ward de Houston e conectará o Guadalupe Plaza Park ao Buffalo Bayou Park. O projeto faz parte da iniciativa contínua da cidade para fornecer maior acesso ao espaço verde e mitigar inundações por meio do projeto de parques urbanos.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.