Antes da COP 30, que será realizada em Belém em 2025, há duas edições do encontro sobre as mudanças climáticas. Uma delas é a COP 28, que será sedia nos Emirados Árabes, entre 30 de novembro e 12 de dezembro.
Durante discurso 26° Encontro do Foro de São Paulo, realizado em Brasília, realizado no último dia 29, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse falou que pretende levar à edição deste ano da Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas uma posição conjunta de países que compõem a Amazônia sul-americana a respeito das questões ambientais.
“Queremos construir com os oito países da América do Sul uma política unitária para que a gente possa chegar na COP 28 com a posição correta em defesa dos países que mantêm florestas em pé, como na América do Sul”. Além do Brasil, a Amazônia está na Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
Leia mais
Em evento na Colômbia, Lula propõe Parlamento Amazônico
Exigência de honestidade na crise climática
Lula também citou a República Democrática do Congo, a República do Congo, na África; e a Indonésia, na Ásia; como nações integrantes de um posicionamento “de países que mantêm florestas em pé”.
Nesta semana, o presidente da COP28, Sultan al-Jaber, afirmou que os países participantes da cúpula do clima deste ano precisam encarar que estão atrasados em relação às metas de mudança climática. O representante ainda ressaltou que o evento também deve render metas internacionais para triplicar a energia renovável, dobrar a economia de energia e a produção de hidrogênio até 2030.
Pará lança iniciativa inédita para preservar rios
Proposta de regulamentação do mercado de carbono é concluída
“Precisamos ser brutalmente honestos sobre as lacunas que precisam ser preenchidas, as causas profundas e como chegamos aqui hoje. Então precisamos aplicar uma resposta abrangente, voltada para o futuro e orientada para ações para abordar essas lacunas de forma prática”, disse ele durante a apresentação do plano dos Emirados Árabes Unidos para a COP.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.