Lisboa 2023: Encontros «Rise Up» foram oportunidade de diálogo entre jovens e bispos, sobre grandes temas do pontificado
Novo formato das catequeses da Jornada Mundial da Juventude realizaram-se em Lisboa, Santarém e Setúbal, as três dioceses de acolhimento da JMJ
Lisboa, 31 ago (Ecclesia) – A edição portuguesa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) proporcionou um encontro diferente entre os jovens e os bispos com os Encontros ‘Rise Up’, um novo modelo das catequeses com maior oportunidade de diálogo entre as gerações.
“Esta Jornada Mundial da Juventude, que é feita sobretudo a pensar nos jovens; acho que os jovens precisavam de ouvir alguém que lhes dissesse: ‘tenham coragem, não pautem pelo mínimo, sejam capazes de querer mais’”, disse o D. Ildo Fortes, bispo cabo-verdiano da Diocese de Mindelo.
O Programa ECCLESIA, transmitido hoje na RTP2, revisitou três Encontros ‘Rise UP’ que colocaram em diálogo jovens lusófonos com bispos de Igrejas Lusófonas, nomeadamente do Brasil e de Cabo Verde.
“Temos oportunidade de sermos nós a pôr as perguntas, a expor as nossas dúvidas e ter alguém a responder e esclarecer muito melhor certos assuntos”, referiu Cristiana Botelho, de Vila do Conde (Arquidiocese de Braga), que esteve, com D. Ildo Fortes, no Parque Desportivo de Camarate.
Foto: Agência ECCLESIA/SN
Foto: Agência ECCLESIA/CB
Foto: Agência ECCLESIA/HM
Foto: Agência ECCLESIA/HM
Foto: Agência ECCLESIA/SN
Foto: Agência ECCLESIA/CB
Neste novo formato de catequese, os jovens e os bispos conversaram sobre as “grandes temáticas” lançadas no pontificado do Papa Francisco: a ecologia integral (Laudato si’), a amizade social e a fraternidade universal (Fratelli tutti) e a misericórdia (Misericordia et misera).
Na igreja de São Tomás de Aquino, em Lisboa, Nayara Mendonça, do Brasil, acredita que o ‘Rise Up’ “serviu para entender os vários temas da ‘Laudato Si’”, observando que “ter gente de vários países é muito importante”.
“Que os jovens se possam comprometer, individualmente e no pequeno grupo”, desejou D. Luís Fernando Lisboa, da Diocese brasileira de Cachoeiro de Itapemirim.
Já a Amizade Social foi um dos temas refletidos na igreja João Batista Scalabrini, da Paróquia da Amora, na Diocese de Setúbal, entre jovens de Portugal, Guiné-Bissau e Brasil, e o cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo (Brasil), que assinalou que o tema “para toda a humanidade”, na Jornada foi “abordado como parte da formação juvenil”.
“Ainda temos muito para caminhar, mas, pelo que foi dito, toda a gente tem boas ideias para conseguir atingir uma amizade social”, disse Beatriz, catequista da Maia, na Diocese do Porto.
Os Encontros Rise Up da JMJ Lisboa 2023 decorreram em igrejas e noutros espaços próximos dos locais de acolhimento de peregrinos – cerca de 270 espaços, organizados por mais de 30 idiomas – nas manhãs dos dias 2, 3 e 4 de agosto, onde os jovens também foram convidados a “construir juntos” uma casa, após o diálogo com o bispo, que foi a síntese dos vários encontros.
SN/HM/CB
Lisboa 2023: Jovens animados com a partilha, no Encontro «Rise Up» da JMJ
JMJ 2023: Rise Up mostra que «é possível trazer a ecologia para a Igreja»
JMJ 2023: Tema da amizade social «é de grande importância para a formação dos jovens» – Arcebispo de São Paulo
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.