Likes, retrospectiva do ano, check-in: as tendências lançadas pelo Facebook nos seus 20 anos | Tecnologia

Facebook Getty Images via BBC News

Publicar fotos, monitorar “likes” e compartilhar localização fazem parte da rotina da maioria dos usuários do Instagram e, mais recentemente, do TikTok. No entanto, apesar de serem associadas a essas plataformas, muitas das tendências foram inauguradas — e chegaram até a viralizar — pelo Facebook, que completa 20 anos neste mês.

A criação do Facebook estreou uma nova era para as redes sociais, com novos formatos de interações, que passaram a integrar a rotina da maioria dos brasileiros. Tudo para fazer com que os usuários ficassem cada vez mais tempo conectados na plataforma.

A difusão de alguns hábitos ultrapassaram os limites do Facebook — e em alguns casos chegaram até ao streming. Conheça algumas das inovações da plataforma.

Audiência de ‘likes’

O Facebook foi responsável por popularizar as curtidas em publicações, comentários, fotos e vídeos. Com a interação, usuários passaram a se empenhar para conquistar e monitorar os números de “likes” em uma publicação.

O botão de “curtir” foi lançado em 2009. Depois, chegou também ao Instagram, que foi comprado pelo Facebook. Na rede social vizinha, porém, a contagem de curtidas virou alvo de críticas ao ser relacionada a problemas de saúde mental de jovens e a plataforma tornou opcional a visualização das curtidas pelos seguidores, a critério do usuário.

De todo modo, o joinha se popularizou por outras redes, como o WhatsApp. Mais tarde, além da curtida, o Facebook passou a possibilitar outras reações — como “amei”, “uau” e “triste”.


Mais recente

Próxima
20 anos do Facebook: de ‘álbum de alunos’ a um gigante com 4 bilhões de usuários

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.