Irmandade do Rosário em Uberlândia vai processar agressores que atiraram ovos em grupo de Congado do alto de prédio | Triângulo Mineiro

Membros do Congado afirmam ter sido atingidos por ovos em Uberlândia — Foto: Redes sociais/Reprodução

A decisão ocorreu após uma reunião entre a Irmandade, o terno Moçambique Estrela Guia – que foi vítima da agressão – e a Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Uberlândia.

“Foi criado um grupo de trabalho para tomar as devidas providência contra o ataque. Procuramos o Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, vamos envolver toda a comunidade congadeira para que acontecimentos como esse não voltem a ocorrer na cidade de Uberlândia”, afirmou o presidente da Irmandade, Denilson Nascimento.

O Congado é uma festa tradicional de origem afro-brasileira de forte presença na cultura de Uberlândia, com a participação de 24 grupos, que são chamados de ternos. As celebrações, que ocorrem entre julho e outubro, são patrimônio cultural imaterial do município.

Na reunião, também ficaram acertadas algumas questões:

  • desenvolvimento de ações afirmativas que reforcem a importância histórica, cultural e religiosa do Congado;
  • realização de um ato público de desagravo pelo ocorrido;
  • representação junto às autoridades da cidade para que sejam oferecidas ações de segurança que protejam a livre manifestação cultural e religiosa durante os festejos do Congado.

A reportagem tenta contato com a administração do prédio de onde os ovos foram jogados.

Reunião entre a Irmandade do Congado de Uberlândia e OAB ocorreu na terça-feira (11) — Foto: Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito/Divulgação

Vídeo mostra ovos quebrados no asfalto

A agressão contra os congadeiros que participavam da celebração da Bandeira do Aviso ocorreu na noite do último domingo (9). Vídeo gravado por um integrante do terno Moçambique Estrela Guia mostra os ovos quebrados no asfalto (veja abaixo).

Congadeiros em Uberlândia dizem ter sido atingidos por ovos jogados da sacada de prédio

A celebração da Bandeira do Aviso é considerada a abertura da festa do Congado. Nessa data, os ternos participantes do Congado se reúnem na Igreja do Rosário para a benção das bandeiras e depois, saem pelas ruas da cidade com instrumentos musicais.

A agressão ocorreu quando o grupo passava pela Rua Professor Pedro Bernardo, no Centro da cidade. No boletim de ocorrência registrado sobre o caso, a Polícia Militar (PM) afirmou que a rua foi interditada para a passagem dos congadeiros.

No terno, havia cerca de 400 pessoas, entre adultos e crianças. Ainda segundo a PM, como os ovos foram atirados do alto do edifício, “os autores não foram identificados pelo solicitante e por nenhuma outra pessoa que se encontrava no local”.

Em nota publicada no dia do ataque, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito de Uberlândia lamentou o ocorrido e chamou a situação de “vexatória e humilhante”.

“Esperamos que os responsáveis pela ação vergonhosa sejam identificados e punidos de acordo com a lei. E que atos como esse continuem no passado e não no futuro de uma cidade que se quer rica economicamente e culturalmente”, afirma a nota. Veja o posicionamento na íntegra abaixo.

Ao g1, a Polícia Civil informou que “estão sendo realizadas as atividades de polícia judiciária a fim de apurar a motivação e as circunstâncias que permearam os fatos e identificar e localizar os autores”.

“A Irmandade do Rosário lamenta profundamente o ocorrido na noite deste domingo, dia 9 de julho, na rua Pedro Bernardes, no Centro de Uberlândia. Exatamente em uma data em que celebramos com alegria o início de nossa Festa.

O terno @mocambique_estrela_guia deixava o Largo do Rosário após o fim de nossa alegre cerimônia da Bandeira do Aviso. Evento que marca a abertura do calendário de eventos da Festa do Congado que vai até outubro. Na rua, após a celebração, nossos irmãos foram atacados com ovos jogados da sacada de um condomínio de apartamentos. Ocorrência que foi devidamente registrada junto a Polícia Militar de Minas Gerais.

Lamentamos que ainda hoje, em 2023, em uma festa e tradição que duram 146 anos, nossos irmãos sejam submetidos a uma situação vexatória e humilhante como essa.

O Congado é um destaque de Uberlândia para o Brasil. Um orgulho da cidade pelo tamanho, história e relevância da festa que celebra com alegria a fé apesar do passado de luta negra contra a escravidão. Inadmissível que ainda hoje manifestações como essa ocorram em uma cidade que precisar e quer preserva sua história, cultura e tradições.

A Irmandade do Rosário e seus ternos ocupam o Largo do Rosário e as ruas de Uberlândia há mais de um século. Nossas festas atraem fiéis, turistas, pesquisadores e plateias interessadas no ritmo, nas cores, nas histórias de luta e em nossa fé. Por tudo isso gera renda e contribui também com toda a dinâmica econômica da cidade.

Esperamos que os responsáveis pela ação vergonhosa sejam identificados e punidos de acordo com a lei. E que atos como esse continuem no passado e não no futuro de uma cidade que se quer rica economicamente e culturalmente.

Ao Terno Estrela Guia e suas centenas de integrantes a solidariedade de todos os irmãos congadeiros.”

Celebração da Bandeira do Aviso abriu as festividades do Congado em 2023 — Foto: Danilo Henriques/Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Prefeitura repudia o caso

“A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo manifesta total repúdio pelo episódio ocorrido na noite deste domingo (9). Patrimônio imaterial, histórico e cultural de Uberlândia, a Festa do Congado é um momento de profunda alegria e confraternização para a cidade e não pode ser manchada por atos que ferem direitos e pessoas. A Secretaria reforça a importância do caso ser devidamente apurado pelas autoridades competentes para esclarecimento e punição dos responsáveis, bem como para que situações como essa não se repitam”.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.