Instituto +Liberdade leva exposição a escolas

O Instituto +Liberdade lança uma exposição sobre o 25 de Novembro «em mais de 250 escolas para 200 mil alunos». Algumas escolas são do distrito de Aveiro.
Depois de ter sido inaugurada em 2022, na Alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa, a exposição “25N” chega este ano a mais escolas, incluindo ilhas e escolas portuguesas em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Ma­cau.
«É a maior iniciativa realizada em prol do 25 de Novembro, algo absolutamente ímpar e com um enorme alcance e impacto junto da sociedade civil e dos mais jovens», diz André Lucas, diretor executivo do Institu­to +Liberdade.
«“25N” é uma exposição bastante visual, com textos curtos, fotografias e QR Codes que remetem para vídeos da época, tornando-a ainda mais interativa e apelativa para os visitantes», descreve a instituição, que, embora se descreva como «u­ma organização independente, livre e apartidária», tem nos seus quadros vários dirigentes e ex-governantes da Iniciativa Liberal, CDS e PSD, como Carlos Guimarães Pinto, Cecília Meireles, Adolfo Mesquita Nunes, Fernando Alexandre, Ana Rita Bessa e Alexandre Relvas.
A mostra é composta por 16 painéis que abordam a formação dos partidos depois do 25 de Abril, o 11 de Março, a refor­ma agrária, as nacionalizações e o verão quente. «É uma importante aula de história, bastante enriquecedora para toda a sociedade, em particular para as gerações mais jovens que nasceram muito depois da transição do Estado Novo para a de­mocracia», diz o instituto, que criou um “site” para a exposição (25n.pt).
O Agrupamento de Escolas José Estêvão, em Aveiro, é um dos que acolhem a mostra. A diretora, Glória Leite, salienta que o tema é trabalhado pelas turmas na área da Cidadania e Desenvolvimento, notando que a exposição é mais um contributo para «formar jovens informados e conhecedores». «Queremos fomentar os princípios da democracia plural e devemos começar logo pelos jovens», assinala. A mostra, a par com outras atividades desenvolvidas nas escolas do agrupamento, tem «um sentido pedagógico e de cidadania» importante na educação e formação dos alunos.

Escolas

Águeda: Escola Secun­dária Adolfo Portela
Anadia: Colégio de Nossa Senhora da Assunção
Arouca: Centro Escolar de Nespereira
Aveiro: Escola José Estêvão e EB 2/3 de São Bernardo
Castelo de Paiva: Escola Secundária de Castelo de Paiva e EB 2/3 do Couto Mineiro
Ílhavo: Escola Secundária da Gafanha da Nazaré
Oliveira de Azeméis: Escola Básica da Carregosa
Santa Maria da Feira: Agrupamento de Escolas de Escariz, Escola Básica e Secundária de Fajões, Escola Básica de Milheirós de Poiares, Escola Básica e Secundária de Arrifana, Escola Secundária de Santa Maria da Feira, EB 2/3 de Paços de Brandão, Escola Básica e Secundária Coelho e Castro e Colégio de Lamas
Vagos: Escola Profissional de Vagos e Escola Secundária de Vagos
Vale de Cambra: EB 2/3 de Dairas e Escola Básica e Secundária de Búzios


Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.