Ilhas Fiji-Portugal, 23-24: épico e histórico – Râguebi

Portugal despede-se do Mundial de França com vitória dramática sobre as Ilhas Fiji



• Foto: Reuters



Fica para a história! Portugal conquistou a primeira vitória de sempre num Mundial, ao bater as Ilhas Fiji por 24-23, em Toulouse, com um final dramático e impróprio para cardíacos. Tal como no momento da qualificação, em novembro, coube a Samuel Marques chutar o pontapé que deu a cambalhota final no marcador, mas foi a arrancada imparável de Rodrigo Marta (78’) rumo ao terceiro ensaio dos Lobos que permitiu ao formação ‘carimbar’ o triunfo de Portugal.

O melhor marcador de ensaios de sempre dos Lobos andava ‘desaparecido’ no que diz respeito a toques de meta, mas apareceu no melhor momento para levar ao êxtase mais de 30 mil espectadores no Stadium de Toulouse. Foi o corolário perfeito de uma segunda parte cheia de emoção (após 3-3 ao intervalo), onde Portugal esteve por duas vezes com uma vantagem de sete pontos, com ensaios de Raffaele Storti (45’) e Francisco Fernandes (51’), mas os ilhéus conseguiram sempre responder.



Os Lobos, que estavam a fazer uma exibição quase perfeita a defender contra a seleção fisicamente mais poderosa do grupo deram alguns sinais de quebra nos últimos 10 minutos, o que permitiu a Frank Lomani, com duas penalidades certeiras, colocar Portugal à distância de um ensaio transformado a quatro minutos do final. Para vencer ia ser preciso encontrar forças onde elas talvez já não existissem e, também, ter a tal pontinha de sorte que faltou noutras ocasiões. E desta vez os astros alinharam-se mesmo a favor dos Lobos e Rodrigo Marta conseguiu o ensaio que permitiu a Samuel Marques fechar o marcador e fazer, pela primeira vez, soar o ‘Somos Lobos’, dos Xutos & Pontapés, após o apito final.

Fez-se história em Toulouse, cidade onde Portugal conquistou todos os seus pontos em Mundiais! E o resultado acabou por satisfazer ambas as partes, uma vez que o ponto de bónus defensivo conquistado pelas Ilhas Fiji permite-lhes chegar ao 2.º lugar do Grupo C e deixar a Austrália de fora dos quartos de final pela prmiera vez na sua história.



Fica para a história! Portugal conquistou a primeira vitória de sempre num Mundial, ao bater as Ilhas Fiji por 24-23, em Toulouse, com um final dramático e impróprio para cardíacos. Tal como no momento da qualificaç…




Por Sérgio Lopes




Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.