O ChatGPT, chatbot de inteligência artificial da OpenAI, surpreendeu os fiéis da Igreja de São Paulo, em Fuerth, uma cidade bávara na Alemanha, ao assumir o papel de pregador durante um culto experimental. A cerimônia, quase inteiramente gerada por IA, contou com a participação de mais de 300 pessoas, segundo informações da agência de notícias Associated Press.
O avatar de um homem negro barbudo, exibido em um enorme telão acima do altar, conduziu o sermão, orações e músicas. Embora tenha despertado entusiasmo em alguns, houve críticas em relação à falta de emoção e espiritualidade transmitidas pelos avatares. A iniciativa foi uma parceria entre o ChatGPT e Jonas Simmerlein, teólogo e filósofo da Universidade de Viena.
Durante o serviço de 40 minutos, quatro avatares diferentes foram exibidos no telão — dois homens jovens e duas mulheres jovens. Em alguns momentos, o avatar gerado por IA arrancou risos da congregação ao utilizar chavões e afirmar, com expressão impassível, que “para mantermos nossa fé, devemos orar e ir à igreja regularmente”. Enquanto alguns fiéis entusiasmados gravaram o evento com seus celulares, outros manifestaram críticas, destacando a ausência de emoção e a linguagem monótona dos avatares.
* Este texto foi produzido com auxílio do ChatGPT.
Crédito: Link de origem



Comentários estão fechados.