Holanda-Portugal, 1-0: Navegadoras caem de pé – Mundial 2023

Depois de uma primeira parte apagada, a equipa das quinas respondeu bem na segunda e esteve perto de chegar ao empate




Caíram de pé. Portugal colocou o despertador e acordou bem cedo para ver a tão aguardada estreia em Campeonatos do Mundo de futebol feminino da Seleção Nacional, que perdeu (0-1) diante da Holanda na 1ª jornada do Grupo E, mas conseguiu deixar uma imagem positiva e promissora em Dunedin, na Nova Zelândia, perante aquela que é apenas a atual vice-campeã europeia e mundial, muito mais experiente nestas andanças do que as Navegadoras… ainda a aprender a navegar por novos mares.

Sem acusar o nervosismo natural de um jogo histórico – apesar das lágrimas de Tatiana Pinto e Jéssica Silva no momento do hino –, a equipa das quinas entrou com uma linha de três na defesa formada por Ana Borges, Carole Costa e Diana Gomes, pressionando alto, mas as oportunidades iam surgindo apenas a favor das holandesas e a central Van der Gragt colocou a laranja em vantagem ao minuto 13 com um golo de cabeça. O lance tinha sido inicialmente anulado devido a fora de jogo de Jill Roord, que teria influenciado a abordagem da guarda-redes Inês Pereira, mas a árbitra Kateryna Monzul recorreu ao VAR e acabou por reverter a decisão. Estava feito o 1-0. Perto da meia hora, Jill Roord pregou um valente susto ao surgir sozinha na pequena área, mas cabeceou para fora. As bolas paradas eram um pesadelo.

Depois de uma primeira parte menos conseguida e sem qualquer remate à baliza, as comandadas de Francisco Neto correram atrás do prejuízo e deram uma excelente resposta em certos períodos da segunda metade, ficando muito perto de chegar ao empate a partir das entradas de Kika Nazareth e Telma Encarnação, que deram outra cor ao jogo. Com Fátima Pinto no vértice recuado do losango, Andreia Norton e Tatiana Pinto na posição ‘8’ e Kika no apoio a Jéssica Silva e Telma Encarnação, a equipa passou a estar mais solta e a ter uma atitude mais positiva contra uma Holanda mais retraída e até a perder tempo. Só faltou mesmo mais atrevimento na hora da verdade.

Lançada em profundidade por Diana Silva, Jéssica Silva já tinha dado o primeiro aviso logo a abrir com um disparo ao lado, Inês Pereira negou o 2-0 a Van de Donk em seguida e, já na reta final, Telma teve a melhor oportunidade portuguesa em todo o encontro aos 82′, com um remate de pé esquerdo que esbarrou numa defesa incompleta de Van Domselaar. A avançada do Marítimo voltou a estar muito perto ao minuto 89, tendo chegado ligeiramente atrasada ao cruzamento de Jéssica para o coração da área. Nos minutos de compensação, Portugal não conseguiu manter a posse da bola e a Holanda aproveitou para guardá-la junto da área contrária, prova da boa prestação lusa. Já com mais coração do que cabeça, não havia tempo para mais e a vitória sorriu às holandesas.









1/5
















Caíram de pé. Portugal colocou o despertador e acordou bem cedo para ver a tão aguardada estreia em Campeonatos do Mundo de futebol feminino da Seleção Nacional, que perdeu (0-1) diante da Holanda na 1ª jornada …



Por Francisco Guerra




Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.