HERÓI SEM CAPA: de folga, bombeiro salva vida de CEO da maior universidade do Paraguai que sofreu ataque de abelhas-africanas – Perfil News

HERÓI SEM CAPA: de folga, bombeiro salva vida de CEO da maior universidade do Paraguai que sofreu ataque de abelhas-africanas – Perfil News

Herói sem capa, o 1º sargento Dionaldo Morinigo, do Corpo de Bombeiros e atual coordenador de Defesa Civil do município de Juti, mostra que ajudar o próximo é algo que está em suas veias. De folga e no Pantanal sul-mato-grossense, o militar salvou a vida do empresário e CEO da UCP (Universidade Central Paraguai), Carlos Bernardo e família.

O CEO da maior universidade do Paraguai contou que estava realizando um passeio de lancha com a família em um rio do Pantanal. Em determinado momento, a embarcação sofreu uma pane e ao encostarem em uma das margens, o grupo foi atacado por abelhas-africanas.

SUBMERSO

“Alguns conseguiram fugir correndo para a margem, enquanto outros se jogaram na água e nadaram pelos igarapés para escapar das ferroadas. Eu fiquei preso entre a lancha e a margem do rio, onde o enxame estava mais concentrado. Mesmo pulando na água, fui ferroado por várias abelhas, mas consegui minimizar os ataques ao permanecer submerso na maior parte do tempo, emergindo apenas para respirar”, se lembra o empresário.

Os moradores da região tentaram resgatar Carlos, chegando até a utilizar roupas de apicultor para se protegerem. No entanto, a proteção não foi suficiente para evitar as ferroadas e eles tiveram que recuar. Foi então que apareceu o ‘herói sem capa’ Dionaldo Morinigo, que mesmo usando apenas uma roupa de proteção partiu para fazer o que já faz há 25 anos: salvar vidas.

RESGATE

Dionaldo e um homem chamado Wellington, a bordo de um jet ski, conseguiram chegar até a lancha e resgatar Carlos Bernardo. O empresário já havia sido ferroado em várias partes do corpo e estava exausto após o longo tempo de espera na água.

Carlos destacou a importância do conhecimento e preparo de Dionaldo para lidar com a situação.

“O bombeiro utilizou seu conhecimento e instinto para acalmar a situação e orientar as pessoas sobre como enfrentar o enxame enfurecido. Sua chegada na lancha foi crucial, pois eu já estava muito cansado e a situação poderia ter sido ainda pior. Dionaldo foi treinado para salvar vidas e agiu de acordo com seu treinamento, mostrando-se preparado para momentos de tensão e pânico”.

O herói relatou que assim que soube do ataque, procurou meios para resgatar as pessoas. Enquanto os demais foram chegando à sede de uma fazenda, Carlos continuava na água e, inicialmente, houve a informação de que ele havia desaparecido. No entanto, ele foi logo localizado e então começou a corrida para salvá-lo. O resgate foi desafiador devido à agressividade das abelhas e à dificuldade de acesso ao local por terra. No entanto, com a ajuda de todos, Carlos e as demais pessoas que estavam na embarcação foram salvos e tudo terminou bem.

ATUAÇÃO DO BOMBEIRO FOI FUNDAMENTAL

Além de Carlos Bernardo, outras pessoas que estavam na lancha e moradores que tentaram ajudar no resgate também foram ferroados pelas abelhas, mas todos se recuperaram sem maiores consequências.

“O incidente no Pantanal ressalta a importância dos bombeiros e sua capacidade de agir em situação de emergência. O treinamento e o conhecimento adquiridos ao longo dos anos permitem que esses profissionais enfrentem desafios e salvem vidas, mesmo em circunstâncias adversas. A atuação de Dionaldo Morinigo e sua equipe foi fundamental para evitar uma tragédia e demonstra o valor dos bombeiros na sociedade”, finaliza o empresário.

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.