Haiti: tropas e futebol brasileiros em missão de ‘paz’

(São Paulo, brpress) – O Haiti – tema do documentário It Stays with You, que originou Agora Eu Quero Gritar (Right Now I Want to Scream, Reino Unido/Brasil, 2020) devido ao envolvimento do Brasil na “pacificação” do país, liderando um policiamento militarizado similar ao que viola direitos humanos em favelas do Rio – volta à pauta.

Nesta quinta (22/06), às 19h, o Cineclube Vladimir Herzog, em parceria com a campanha Ocupação no Haiti Nunca Mais e a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de São Paulo (Cojira), apresentam o documentário O Dia em que o Brasil Esteve Aqui (2005), seguido de debate. 

Ocupação pós-golpe

Haiti, 29 de fevereiro de 2004. Um golpe de estado derruba o presidente Jean-Bertrand Aristide e guerrilheiros armados tomam as ruas do país. Tentando restaurar a paz, tropas brasileiras a serviço da ONU desembarcam no Haiti. 

Num ambiente caótico, o primeiro-ministro interino faz uma declaração inesperada: 

“Em vez de tropas, o Brasil deveria enviar sua seleção de futebol”.

O presidente Luís Inácio Lula da Silva propõe, então, o “Jogo da Paz” e, no dia 18 de agosto de 2004, as seleções de futebol do Brasil e do Haiti protagonizam um jogo amistoso. 

Craques como Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, o técnico Carlos Alberto Parreira e o veterano Zagalo tiveram uma missão além de uma partida de futebol e o encontro das seleções ajudou a amenizar os graves conflitos internos. Pelo menos por algumas horas.

O documentário mostra a presença dos brasileiros desfilando pelas ruas de Porto Príncipe, criando um evento capaz de suspender, ainda que provisoriamente, a inquietação social.

#agoraeuquerogritar #rightnowiwanttoscream #haiti #minustah

Crédito: Link de origem

- Advertisement -

Comentários estão fechados.